Dois representantes da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo estiveram, nesta semana, na Estância Turística de Olímpia para visitar o patrimônio cultural da cidade, propor melhorias para os atrativos e discutir novos investimentos. 

Regina Célia Ponte, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, e Davidson Panis Kaseker, diretor do Sistema Estadual de Museus de SP, foram recebidos no gabinete executivo, na última terça-feira, dia 15, pelo prefeito Fernando Cunha, os secretários Sargento Tarcísio (Turismo e Desenvolvimento Econômico) e Tina Riscali (Cultura, Esportes e Lazer) e pela arquiteta e especialista em Patrimônio Cultural, Rosely Seno. 


A vinda dos especialistas foi uma indicação do próprio secretário estadual da Cultura, José Luiz Penna, que se reuniu com o prefeito Fernando Cunha na capital, no início do mês.

Durante a visita, eles conheceram o Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”, oferecendo uma consultoria sobre o acervo existente. Segundo os representantes, a proposta seria a de separar os conteúdos referentes à história da cidade dos ligados ao folclore, criando dois museus diferentes, mais organizados e melhor estruturados para receber a população, visitantes e pesquisadores.


Para iniciar as adequações, está sendo disponibilizado ao município um recurso de R$ 300 mil destinados à restauração do prédio atual do museu. A verba foi viabilizada por meio de emenda parlamentar da deputada federal olimpiense Keiko Ota (PSB), conquistada pelo então vereador Guto Zanette, atual secretário de Governo.

Além disso, o prefeito Fernando Cunha expôs o interesse em implantar um Museu de Artes Sacras, uma Pinacoteca e novos atrativos culturais com o objetivo de enriquecer o município nesse âmbito. As novidades seriam integradas ao projeto do Centro Cultural e Turístico, da antiga Estação Ferroviária. Segundo o prefeito, os museus são ferramentas de preservação do patrimônio e da memória de um povo.

“Nós sabemos das prioridades do município e estamos trabalhando com o intuito de melhorar a cidade em todos os aspectos. Tivemos mais essa oportunidade de contato com lideranças políticas e especializadas e vamos prosseguir com as negociações para aprimorarmos nossos atrativos e conservar a memória histórica de nossa cidade. Queremos transformar Olímpia em referência cultural”, comenta o prefeito.

Os especialistas visitaram ainda alguns pontos turísticos da cidade, como a Estação Ferroviária, o Recinto do Folclore, a Igreja de São João Batista e o Parque Aquático, Thermas dos Laranjais.

Após a reunião, o prefeito e a equipe se comprometeram a elaborar um planejamento para implantação de novos atrativos para o município e enviar para análise da secretaria estadual de Cultura.