Talvez você já saiba que o plástico descartado por nós se acumula nos oceanos causando a morte de animais, por exemplo. O que pode ser novidade é que existem enormes ilhas de plástico concentradas em pontos específicos do oceano. Elas se formam devido à ação dos ventos e das correntes marítimas rotativas, que funcionam como redemoinhos, aprisionando esse material nos giros oceânicos, formando as imensas ilhas de plástico.

A questão da poluição ambiental é o mote do espetáculo Expedição Pacífico, que a CIA TRUKS apresenta em cidades do Interior de São Paulo, inclusive em Olímpia (quarta, 21 e quinta, 22). O grupo de Henrique Sitchin é referência nacional na arte do teatro de animação e de bonecos, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil.

Na quarta-feira (21) será na EMEB Prof Maurício César Alves Pereira. Sessões às 9h e 10h30 | 14h e 16h. Rua Agostino Custodio, 186 – Jardim Leonor

E na quinta-feira (22) na EMEB Joaquim Miguel dos Santos. Sessões às  9h e 10h30 | 14h e 16h. Rua Américo Fonseca, 110, Vila São José

“Neste espetáculo, a Cia Truks transforma a grande Ilha de lixo que cresce a cada dia em algum ponto do Oceano Pacífico, cuja extensão já é maior do que vários estados do Brasil juntos, em uma sutil alegoria de situações do nosso cotidiano”, explica o diretor Henrique Sitchin.

Na Grande Ilha de Lixo do Pacífico é que vão parar toda a sorte de detritos e rejeitos da nossa humanidade. Segundo a revista Scientific Report, existem nela mais de 1,8 trilhões de peças de plástico, o que equivale a 90 mil toneladas ou 500 jatos jumbo. Na história, as figuras de dois “carroceiros” conduzem uma carroça de lixo repleta de descartes. São gente simples e humilde, seres humanos marginalizados pela sociedade, tratados à deriva pelos asfaltos, tal como o lixo que navega pelo oceano. No entanto, na peça eles são representados como verdadeiros poetas.

Os dois criativos catadores de lixo são capazes de construir, a partir de quase nada – apenas sacolas e lonas plásticas –, um mundo fantástico, de diversão, bom humor e muitos sonhos. Na medida em que recolhem o lixo da grande cidade, o transformam em verdadeira poesia visual, criando belíssimas imagens, divertidas criaturas e incríveis cenários para onde são capazes de viajar, e onde viverão as suas aventuras e brincadeiras.

Sobre a Cia Truks

A Cia. Truks foi criada em 1990, e desde então apresenta seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições ou espaços alternativos de todo o Brasil. A Cia participa de mostras e festivais de teatro e teatro de animação em países do exterior, e em eventos e congressos vinculados à educação e à cultura.

Paralelamente, ministra cursos e oficinas sobre o teatro para crianças, técnicas de animação de bonecos, objetos e figuras, além de cursos sobre procedimentos dramatúrgicos. O grupo é referência nacional na arte do teatro de animação, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil.

Recebeu os principais prêmios do segmento: o Mambembe, do Ministério da Cultura; o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte; o Coca Cola de Teatro Jovem; o Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, entre outros.

Coordenou o centro de estudos e práticas do teatro de animação de São Paulo, espaço de referências desta linguagem artística, em projeto da prefeitura do município, entre 2002 e 2012.

Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site.

Ficha Técnica

Texto: Henrique Sitchin, Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas. Direção: Henrique Sitchin. Elenco: Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas. Iluminação: Robson Emílio. Criação e Confecção de Cenografia e Formas Animadas: Dalmir Rogério Pereira, Gabriel Sitchin, José Valdir Albuquerque, Henrique Sitchin e Rogério Uchoas. Trilha Sonora e Iluminação: Henrique Sitchin. Produção: Adryela Rodrigues.