A Tereos, empresa produtora de açúcar, etanol e bioenergia, lançou o Programa Doce Nascente, voltado para a recuperação, preservação e otimização do uso dos recursos naturais, nesta terça-feira (4), em evento no Celebration Resort, em Olímpia com representantes da região.

Os municípios participantes são Altair, Barretos, Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Guapiaçu, Guaraci, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Pitangueiras, São José do Rio Preto, Severínia, Terra Roxa e Viradouro.

Realizado em parceria com a VB Ambiental, o Doce Nascente busca facilitar iniciativas público-privadas de planejamento e gestão ambiental em propriedades rurais.

De acordo com Rafaela Shiota, gestora de Meio Ambiente da Tereos, “o programa pretende atingir resultados significativos a longo prazo, colaborando com os municípios na redução da escassez hídrica, preservação ambiental, aumento da biodiversidade e preservação do solo”.

Tereos Unidade Mandu (Foto Diego Padgurschi / Divulgação)

A iniciativa é uma extensão do Olhos D’Água, programa da Tereos voltado para a recuperação de nascentes. “Com o programa Doce Nascente, ampliamos o projeto para a participação também dos municípios em nossa região de atuação. Vamos disponibilizar as ferramentas para um diagnóstico completo e todo o conhecimento técnico necessário para que esses projetos sejam implementados pelas prefeituras”, explica Rafaela.

O projeto está dividido em duas partes. Na primeira, a Tereos realizou um diagnóstico com 16 municípios, levantando imagens para identificar áreas prioritárias para o desenvolvimento dos projetos.

Na segunda parte, os municípios receberão um manual de capacitação para que os técnicos de cada região possam avaliar as áreas listadas, além de todas as informações necessárias para viabilizar a execução dos projetos.