Com a fim das atividades do Banco HSBC que, a partir do sábado, 8 de outubro, será absorvido pelo Bradesco o Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, orienta aos consumidores sobre seus direitos para não serem prejudicados nesta transição. As informações estão disponibilizadas nos sites dos dois bancos envolvidos à disposição dos seus clientes.

Segundo o comunicado do HSBC, disponível em sua página, os termos e condições dos produtos e serviços previamente contratados estão mantidos, como taxas, tarifas e limites pelo período previamente negociado.

Veja mais orientações neste link: https://www.hsbc.com.br/1/2/comunicado?WT.ac=HBBR_PVDS0101.

O Bradesco criou um site para orientar sobre esta transição http://boasvindas.bradesco/bemvindo/. Informações obtidas nos sites das referidas instituições.

Os clientes do HSBC devem ficar atentos e, caso não tenham os contratos de serviços ou produtos adquiridos, solicitar cópia junto ao banco. Desta forma, poderão conferir e reclamar se houver alguma mudança nas condições acordadas: pacote de serviços, taxas, linhas de crédito, fundos de investimentos etc.

A atenção à consulta de seus extratos deve ser redobrada para verificar se não há cobranças indevidas.

O Procon-SP esclarece que, qualquer informação sobre as condições de serviços ou características de um produto oferecidos pelo banco por meio de folheto impresso distribuído dentro do banco ou enviado pelo Correio ou apresentada em publicidade, mantém sua validade e deve ser cumprida, mesmo que não estabelecida em contrato.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) o contrato não pode ser alterado unilateralmente, toda mudança deve ser informada previamente ao consumidor.

O cliente que se sentir prejudicado pode registrar reclamação junto à ouvidoria da instituição bancária, Banco Central e/ou no Procon de sua cidade.