Um homem de 26 anos foi preso em flagrante, nessa terça-feira (25), em Olímpia por crime de maus-tratos contra animais. O caso ainda gerou duas multas, sendo uma grave e outra gravíssima, aplicadas pela Prefeitura, por meio da secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente, que é responsável pela causa animal na área urbana. Esse é o primeiro ato de flagrante com prisão no município, baseado na nova Lei Federal de maus-tratos de animais.

De acordo com a divisão de Meio Ambiente, o médico veterinário do município foi acionado pela Polícia Militar de Olímpia em uma residência no bairro Quinta da Colina. O laudo, assinado pelo especialista, constatou a presença de dois cães, um animal da raça Rottweiler, em estado avançado de decomposição, que foi recolhido e encaminhado ao Ecoponto para a destinação correta, e um animal, sem raça definida, apresentando ectoparasitas (tipos de parasitas que se instalam fora do corpo do hospedeiro, como pulgas e carrapatos) e caquexia (perda de tecido adiposo e músculo ósseo), que foi recolhido ao Centro de Acolhimento Animal do município, onde receberá todo o tratamento médico necessário.

Ainda segundo o laudo, não foi identificada disponibilidade de comida e água para os animais e o local estava com muitas fezes espalhadas pelo quintal, além da casa estar, aparentemente, abandonada. Os policiais militares haviam sido chamados por funcionários da CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz, que faziam manutenção no bairro e acharam suspeitas as condições da residência.

Diante da situação comprovada, o proprietário do animal foi identificado e multado em 50 UFESP por abandono de animal e mais 100 UFESP por deixar o cachorro vir a óbito, sem os devidos cuidados necessários de saúde e alimentação, totalizando R$ 4.363,50, de acordo com Lei Municipal 4.460/2019, além de ser preso em flagrante pelo crime de maus-tratos animais, com pena de dois a cinco anos.

Em Olímpia, possíveis situações de violência contra animais podem ser registradas gratuitamente nos canais da Ouvidoria, pelo site, http://olimpia.eouve.com.br, ou pelo telefone 162, para que as denúncias sejam averiguadas e as providências cabíveis tomadas pelo setor responsável.

1 COMENTÁRIO

  1. A lei de maus-tratos sendo cumprida é o sonho de todos aqueles que amam os animais. Pois estamos cansados de ver órgãos, como o Daemo Ambiental, que tem a obrigação de cuidar dessa área, sendo negligente.
    Espero que a partir de agora todas as denúncias sejam verificadas e as devidas penalidades aplicadas.
    Os animais precisam e merecem ser respeitados.