Com decisão judicial que limita o número de participantes, está confirmada a realização da 2ª edição do Bloquim, evento de Carnaval entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, no Parque do Peão, com expectativa de receber 25 mil pessoas de todo o País, por dia, em um espaço com capacidade para 140 mil foliões, considerando a capacidade permitida. Por Arthur Ávilla, Diário da Região

Voltada para universitários, a festa será realizada ao ar livre e ocupará 200 mil metros² do espaço, contando com shows de artistas nacionais e do cenário eletrônico e respeitando as regras do decreto, como apresentação obrigatória do passaporte vacinal e comprovação do teste PCR com no máximo 72h ou testagem prévia dos participantes através dos testes Swab Nasal.

No palco principal haverá apresentações de artistas nacionais com Anitta, Banda Eva, DJ GBR, Luisa Sonza, Pedro Sampaio, Turma do Pagode, DJ Guuga e DJ Lucas Beat. Já no palco eletrônico haverá shows com Illusionize, Groove Delight, Almanac, Jord e Evoking.

A realização é das empresas Os Independentes, EXP Produções, ARQ Produções, Criativa Agência e Dibonê Produções. “Nosso objetivo é repetir o sucesso da primeira edição do Bloquim, realizada em 2020, com um saldo muito positivo de geração de emprego e movimentação da economia da cidade, seguindo todas as condições do decreto municipal, oferecendo cuidados de biossegurança para os universitários”, afirma o diretor de Produção da EXP Produções, Victor Batista.

NA JUSTIÇA

Após limitar a capacidade de eventos a 250 pessoas, no início do mês, a prefeita de Barretos, Paula Lemos (União Brasil), alterou, nesta terça-feira, 15, decreto que trata sobre as medidas de prevenção para o controle da proliferação da Covid, com o objetivo de se evitar a proliferação de novas variantes em circulação.

De acordo com o documento atualizado, os eventos, bem como as atividades culturais, poderão ser realizados após Protocolo de Requerimento junto ao Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, informando dia, local e hora, com três dias de antecedência. O uso de máscara aos participantes e “face shields” aos funcionários, além de disponibilização de álcool em gel também são obrigatórios, segundo o decreto.

A decisão leva em conta que os atendimentos da Síndrome Gripal, contabilizando Covid-19 e Influenza, estão em queda e que “comparando a 3.ª semana com a 6.ª semana do ano de 2022, há uma redução de mais de 50% dos casos”.

Os eventos, no entanto, poderão conter ocupação máxima de 70% do local.