Considerada a principal maneira de combater o abandono de animais, a castração é importantíssima para garantir o equilíbrio do meio ambiente através do controle populacional de cães e gatos, mas também para o controle de zoonoses, que são enfermidades transmitidas naturalmente entre animais e seres humanos.

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde, o município ultrapassou a marca de 51 mil animais castrados gratuitamente através da Diretoria de Bem Estar Animal e do Centro de Controle de Zoonoses em 10 anos. Neste ano, a quantidade de animais castrados já ultrapassada os 4 mil, porém a expectativa atingir a marca de 7 mil animais castrados e impulsionados pela inauguração do castramóvel.

Com um trabalho revolucionário no sistema público municipal, a castração gratuita de cães e gatos foi implementada pela Prefeitura de Rio Preto em 2005 com o apoio de protetores de animais.

Na ocasião os insumos para as cirurgias eram custeados por protetores e simpatizantes da causa animal. Os procedimentos cirúrgicos passaram a ser contabilizados pela administração municipal somente em 2009 como ações de controle de zoonoses.

O recorde histórico da quantidade de procedimentos registrados pela administração municipal foi alcançada no ano passado quando 6.427 animais foram castrados gratuitamente, sendo 3.577 cães e 2.850 gatos.

De acordo com entidade internacional de proteção animal American Humane Association um casal das espécies caninas e felinas não castrados podem resultar em apenas cinco anos em quase 13 mil crias indesejadas. A entidade aponta ainda que o mesmo casal em 10 anos será responsável pela geração de mais de 80 milhões de filhotes.

Por Thiago Passos