Por Cristiane Gracindo, especial para o Diário — Localizado na cidade de Fronteira (MG), o Clube Náutico Fronteira revela-se como mais um grande atrativo para quem vai em busca de diversão, natureza e regionalidade autêntica, com a chancela do tempero mineiro. Afinal “Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais!”.

Fronteira é um município brasileiro do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. A cidade em si , tem uma população de aproximadamente 18 mil habitantes E, apesar do jeito típico de interior, é um município turístico.

Seus municípios limítrofes são Frutal a norte, Guaraci a leste, Icem a sul e Orindiuva a oeste, sendo que os três últimos são do Estado de São Paulo.

Muitos são os atrativos de Fronteira, já na sua área central, encontramos o famoso Bernardão! Com certeza, Bernardão foi nosso personagem mais calado, mas que traz muitas histórias e versões sobre sua existência.

O Bernardão é uma estátua de 12 metros de altura, no centro da cidade que originalmente chocava quando vista de frente (revelando suas partes íntimas). Hoje coberta por uma lápide gigantesca, o que torna a atração no mínimo inusitada.

Há muitos anos, o Bernardão era considerado mais forte que Santo Antônio para fazer casamento. “Se você procurar, você vai achar muitas testemunhas vivas. Tinha uma torneira e as mulheres enchiam a garrafa de água, davam sete voltas ali, faziam o pedido e agradeciam. Depois de certo tempo, elas estavam “casadas”.

Curiosidades a parte, nos considerados “vilarejos” (pequenos bairros) de Fronteira, onde funcionam os pequenos comércios, encontram-se verdadeiras relíquias da tradição mineira, onde o queijo, o doce, a cachaça, são encontrados em pequenas portas com muita simpatia e calor humano.

Estamos falando de um município que apesar de pequenino, traz em si uma das maiores hidrelétricas do país. A Usina de Marimbondo na fronteira com o Estado de São Paulo.

A Usina de Marimbondo foi o quarto desafio na história de Furnas, coincidindo com a completa maturidade da Empresa como concessionária de energia elétrica. Localizada no Rio Grande, entre as cidades de Icem (SP) e Fronteira (MG), a Usina de Marimbondo é a segunda maior potência instalada dentre as usinas de Furnas.

E finalmente, na reserva de Furnas, encontramos o coração do turismo de Fronteira. O seu clube náutico, mais conhecido como Náutico Fronteira.

O Náutico Clube Fronteira, com mais de 25 anos de existência, é referência em termos de lazer e conforto para seus associados e visitantes.

Circundado pelas belezas naturais do Rio Grande, oferece uma ampla área de entretenimento, além do parque aquático, com piscinas de água quente natural e muito verde, oficializando sua beleza e seu encanto.

O visitante, assim como nós da reportagem, se surpreende com a amplitude do local. Chalés são dispostos por entre a natureza, frente a uma praça de alimentação de dar inveja a concorrência. Afinal, comida japonesa, sorvete, loja de conveniência, minimercado e tempero mineiro no restaurante central é uma mistura que faz sucesso para quem pensa em pescar, nadar e se divertir.

Essa mistura do tradicional jeito mineiro de fazer as coisas, acolhendo várias culturas e costumes é típico do povo dessa região, que sabe receber de forma simples e faz da sua natureza e seu jeito de interagir, um grande marco no turismo brasileiro. Vamos do abacaxi pérola (típico da região) ao Bernardão, passando pela Igreja Central, os grandes e famosos ranchos para dar de encontro com a beleza do Rio Grande e boa parte de sua extensão, confundidos com a hospitalidade que só o Náutico Fronteira sabe dar.

Não é à toa que a entrada da cidade traz o Cristo de braços abertos para receber seus visitantes.

Venha conhecer e fazer parte da família Náutico Fronteira, que além de seus associados tem espaço para receber excursões, grupos de amigos, visitas diárias (day use), além de grandes eventos que com a chegada da vacinação e os cuidados de higiene e saúde, estão garantidos para a agenda do empreendimento.

E aí? Vai pescar? Vem pro Náutico que você vai adorar!