O Governo do Estado de São Paulo, através do secretário Vinicius Lummertz, Turismo e Viagens, anunciou recentemente que Barretos receberá um acréscimo de 714,29% para fomentar o turismo local, ou seja, dará um salto de R$ 700 mil no ano passado para R$ 5,7 milhões em 2022, ‘pelo menos está programado’, ressaltou. Em Barretos, a crítica aos gestores municipais que não conseguem ‘ir no vácuo’ do desenvolvimento turístico de Olímpia, e feita quase que diariamente por vereadores e imprensa. Um vereador fez ‘críticas ácidas’ à gestão (ao final).

Os depoimentos de Vinicius Lummertz e críticas feitas no Diário News estão no vídeo abaixo, se preferir assistir a ler:

“Barretos para fazer parte do grupo das Estância, tem que se integrar à Aprecesp, que é a associação que conduz as estratégias de turismo do Estado, então eu diria que é necessária a integração com outros municípios, além do Governo do Estado, mas também com outros municípios, e para Barretos será muito importante”, cobrou o secretário de Turismo e Viagens.

Lummertz destacou a vocação de Barretos com o turismo envolvendo a Festa de Peão Boiadeiro e também “a questão do Turismo hospitalar, e agora também agora propriedade compartilhada de investidores que tem essa mesma relação em Olímpia, na região de São José do Rio Preto, nesta linha de turismo de negócios, a exemplo de Olímpia de ter um planejamento regional e de projetar a região para um turismo para o futuro”. Ele disse conhecer “alguns projetos compartilhados”, mas que são de iniciativa privada e que ainda estão sendo planejados.

“Mas, esses projetos privados tem boas perspectivas de turismo se consolide em Barretos”, acrescentou o secretário estadual. Lummertz disse que tem conversado com a prefeita Paula Lemos, e com investidores, para que essa temática de Barretos seja vitoriosa, nesse profissionalismo que se avizinha com esses investimentos”. E, foi direto ao ponto: “Uma  Estância não é só receber esses recursos, mas sim desenvolver um plano Municipal de desenvolvimento das potencialidades em todas essas camadas, inclusive aqui em vocações que, no momento, podem não estar evidentes, mas que tem que estar presentes nesse esforço local”.

CRÍTICAS NO DIÁRIO NEWS

No programa da manhã desta segunda-feira (7), o Diário News, do Grupo Monteiro de Barros, levado ao ar nas emissoras de rádio e em ‘live’ nas redes sociais, Rogério Magrão e o convidado de hoje, advogado Danilo Serrano, comentaram o anúncio de Vinicius e criticaram que Barretos ainda não esteja ‘no vácuo’ de Olímpia.

Rogério Magrão, Diário News

“Barretos tem, sim, essas vocações, mas precisamos, todos nós, pensar no mesmo caminho, ir a um mesmo alvo”, disse Magrão, que faz parte do time do Diário News, e pontuou:  “O que a gente costumeiramente vê, em Barretos, principalmente dos nossos políticos, é assim: agora é meu grupo, então beleza; agora não é meu grupo, então eu sou contra tudo”. E prestou atenção no início da fala do secretário de Turismo: “Ele anunciou a verba, vocês prestaram atenção, ele disse que ‘pelo menos é o que está programado’, então não quer dizer que vai vir, não quer dizer que tá certo, só tá programado, né?”

A conexão de internet caiu, e o comentário Danilo Serrano, prosseguiu com esse assunto: “Em relação à questão turística, acho que uma realidade que a gente tem que se dar conta hoje é que os nossos vizinhos de Olímpia estão se destacando fortemente no Turismo, a gente lê na grande imprensa, nos jornais, que é chamada de ‘Orlando brasileira’, que virá uma grande Roda Gigante do Playcenter, e você vai ler a manchete se dá conta de que se trata de Olímpia”.

O advogado, prosseguiu em seu comentário, no programa do Diário News: “Temos de trabalhar nesse cenário, como as cidades dos EUA, ao redor de Orlando, que trabalham ao redor, crescendo muito pegando o vácuo, temos a nossa grandiosa Festa de Peão Boiadeiro, mas e fora isso, temos de pensar em estratégias, de ir no vácuo de Olímpia, a chamada Orlando brasileira, e começar a atrair esse público para Barretos, precisamos mesmo de um plano municipal, assim como me parece tem em Olímpia”.

Convidado advogado Danilo Serrano

Retomando a bancada, Rogério Magrão concordou com o seu antecessor: “Danilo, na Flórida, Estados Unidos, todos se beneficiaram do potencial gigantesco do Turismo de Orlando, o problema todo é esse mesmo: em Olímpia existe um plano diretor e aqui a gente não tem isso”.

Também retomando o pensamento anterior, Magrão disse que, em Olímpia, o atual prefeito, Fernando Cunha, se elegeu em frente partidária diferente de seu antecessor, hoje deputado federal Geninho Zuliani, “mas tudo continuou como estava sendo planejado, os projetos não pararam porque o partido ou o grupo mudaram, tudo continua na Avenida (Aurora F. Neves) tudo está sendo montado (os atrativos), e a gente não vê isso aqui”.

Fernando e Geninho: sem parar os projetos da Estância

Rogério citou como exemplo o “Passeio da Tradição”, em Barretos: “O Dr. Emanuel fez lá, faltavam os monumentos, as coisas, e o que o seu sucessor, Guilherme fez em oito anos lá? Nada, ficou abandonado, como está até hoje. Para ser Estância Turística, tem que ter atração, criar uma. Tem cidade que tem um pé de caju que virou atração e todo mundo vai lá ver o maior pé de caju do mundo. Mas, não fiz só críticas ao Guilherme: uma de suas maiores obras foi aquele monumento em frente ao Parque do Peão, quase todos os dias eu passo ali e dificilmente não tem alguém tirando foto no local”.

E, concluiu: “As pessoas querem atrações, se queremos ter turista em Barretos. Não adianta botar placa de turismo rural. O Cuiabano tentou transformar Alberto Moreira em distrito de turismo. Alguns amigos vieram de Ribeirão Preto para visitar e não tinha nada, passamos vergonha. Para divulgar atrações, temos que estar preparados, para receber as pessoas sem passar vergonha, e muita”.

VEREADOR FEZ CRÍTICAS NO PLENÁRIO

Em recente sessão do legislativo de Barretos (24), o vereador Angêlo Tegami Neto, citou também a falta de planejamento de turismo na alçada da gestão da prefeita Paula Lemos.

Ele iniciou dizendo que “gostaria de tentar entender quem será que auxilia a prefeita, porque ela não é tão inteligente assim de fazer tanta coisa errada na nossa cidade, quem auxilia ela provavelmente odeia o povo, odeia pobre e odeia os professores, eu acho que quem auxilia ela é uma pessoa que já perdeu várias campanhas, é frustrada da vida, odeia o povo, porque chegava perto de ganhar e nunca ganhou eleição, e hoje vem auxiliando a prefeita, seus secretários a fazer a nossa cidade que a cada vez piora”.

O vereador Ângelo tocou no ponto do Turismo, citando recente atração que virá para Olímpia: “Eu acabei de receber aqui uma mensagem para quem defende o turismo que está indo o Playcenter para Olímpia, todos os meses chega uma notícia boa de Olímpia”.

E, encerrou criticando a ‘velha política’ de Barretos: “Eu acho que a prefeita tinha que fazer uma Pirâmide de Gizé e colocar no sarcófago a Múmia da política antiga de Barretos para ver se vem turista para cá”.