A Estância Turística de Olímpia obteve a garantia de R$ 104 milhões do Governo Federal para a implantação do Aeroporto Internacional do Norte Paulista. A verba foi alocada no Orçamento da União para 2024, aprovado pelo Congresso Nacional na última sexta-feira (22).

O prefeito Fernando Cunha atribuiu a inclusão do projeto no orçamento federal ao esforço conjunto de deputados federais de São Paulo, coordenados por Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP) e apresentados ao relator do orçamento, Luiz Carlos Motta (PL-SP).

A Prefeitura de Olímpia formalizou a aquisição da área para o aeroporto em setembro, com a compra do terreno após regularização junto ao INCRA. O local escolhido é uma área de mais de 200 hectares às margens da Rodovia Assis Chateaubriand, entre Olímpia e São José do Rio Preto. O investimento para a compra do terreno foi de mais de R$ 19 milhões.

As tramitações para concretização do aeroporto de Olímpia, que é uma das pautas de maior destaque da atual gestão, têm contado também com o apoio de importantes lideranças, com as quais o prefeito tem se reunido nos últimos meses, como o secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab, e o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que reconhecem a magnitude do projeto para desenvolver ainda mais um dos maiores polos turísticos do estado, como destacado, inclusive, na justificativa da emenda apresentada ao projeto de lei do orçamento anual.

A Administração Municipal também estabeleceu parceria com a Infraero para serviços como Revisão do Plano Diretor, elaboração de Anteprojeto para Infraestrutura e Edificações, Análise Técnica dos Projetos de Pavimentação e Assessoria Ambiental.

Área atual, já demarcada e preparada

A outorga de concessão do aeroporto, autorizada pela Secretaria Nacional de Aviação em 2021, atende aos estudos de viabilidade que indicam a necessidade de ampliar a capacidade do aeroporto de São José do Rio Preto e acomodar um fluxo futuro de mais de 6 milhões de visitantes em Olímpia.

O novo aeroporto, com uma pista de mais de 2 mil metros, tem uma capacidade projetada para cerca de 500 mil operações anuais, com potencial para receber voos da América Latina. A tramitação do projeto tem contado com o apoio de lideranças estaduais e federais, reconhecendo a importância do aeroporto para o desenvolvimento regional e estadual.

A aprovação do orçamento federal para o projeto foi recebida positivamente pela administração municipal, que vê no aeroporto um elemento estruturante para o crescimento da região. A iniciativa visa colocar Olímpia como um destino de relevância nacional e internacional, além de fomentar o desenvolvimento logístico do norte paulista.