A Sociedade Brasileira de Dermatologia, através de diversos profissionais voluntários da área, com apoio da Prefeitura e Secretaria de Saúde de Olímpia, e empresas parceiras, realizaram a 16ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele no próximo sábado, 1º de Dezembro, no Ambulatório de Referência de Especialidades (ARE), conhecido como Postão, das 9h às 15h.

Tem que chegar mais cedo, passar por triagem de acordo com ordem de chegada, para que os profissionais possam encaminhar para o profissional voluntário, inclusive, se for o caso, por rápida intervenção através da cirurgiã-plástica Marla Somílio. 

Assim, o programa Diário ao Vivo, produção do Diário de Olímpia e apresentado pelo âncora Leonardo Concon, trouxe em sua primeira edição desta segunda-feira (26), às 13h, entrevista com a médica dermatologista, uma das pioneiras nesses 16 anos de campanha na cidade, Solange Margarida Benatti Murad, que revelou detalhes de como será desenvolvida a campanha, as últimas estatísticas onde 386 pessoas foram atendidas e cerca de 12,92% apresentaram câncer de pele, ou seja, 46 pacientes, em sua maioria de fácil tratamento porque foram detectados a tempo.

“O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém, seus números são muito altos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele”, esclarece a dermatologista. Na tabela acima, os cinco sinais que as pessoas podem, através de auto exame, ficar atentas em sua pele (que é o maior órgão humano).

Confira a entrevista na íntegra:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA