Criada em 2005 com a finalidade de estimular o estudo da matemática, a OBMEP – Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas foi ampliada, este ano, pela primeira vez para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e a Estância Turística de Olímpia é um dos municípios que aderiram à iniciativa, por meio da secretaria de Educação.

A prova será realizada na próxima terça-feira (30), no período regular de aula, sendo que os alunos da manhã deverão chegar às 7 horas e os alunos da tarde, às 13 horas. No total, 1.286 estudantes da rede municipal farão a prova nas 10 escolas de Ensino Fundamental do município.

Conhecida como OBMEP “Nível A”, a ampliação do público-alvo tem o objetivo de aumentar o interesse das crianças pela disciplina, além de contribuir com a melhoria da qualidade da educação básica, incentivar o aperfeiçoamento e a valorização dos professores e ainda identificar jovens talentos.

As diretrizes para aplicação da prova estão contempladas na Resolução da SME nº 08, de 18 de outubro de 2018, que foi publicada no Diário Oficial Eletrônico da última sexta-feira (19).

O exame terá 1h e 30 minutos de duração e será composto de 20 questões objetivas (múltipla escolha) que totalizam 20 pontos, sendo atribuído um ponto para cada questão; e II. As questões propostas na prova OBMEP Nível A 2018 apresentam conteúdos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para alunos (as) de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

A 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A (OBMEP “Nível A” 2018) é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

“Essas avaliações são sempre de fundamental importância para medirmos a qualidade do ensino em conformidade com as diretrizes que temos. Esta será a primeira vez que a OBMEP, que é uma das provas mais renomadas do país, é aberta para os 4º e 5º anos e tivemos total interesse em participar. O IMPA irá disponibilizar o material e ficará a cargo da secretaria municipal de Educação imprimir, orientar e aplicar a prova com total zelo e comprometimento ao processo”, destaca a secretária de Educação, Maristela Meniti.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA