Por Cristiane Gracindo – A instituição fundada em Olímpia que cuida das pessoas com deficiência, a DOA ( Deficientes Olimpienses Associados) comemora neste 2016, uma de suas maiores conquistas.

A integração de todos os documentos que garantem à entidade a asinatura de posse (escritura) de um terreno recebido em doação, cedido em 2013 pela Prefeitura Municipal na gestão Geninho Zuliani (DEM).

A DOA sempre enfrentando seus desafios, busca soluções alternativas e que no ano passado tiveram resultados satisfatórios e reconhecidos pela sociedade em geral.

A moda inclusiva coordenada pela estilista Mariah Arantes foi destaque em 2015 por ter sua premiação no Regional e a colocação entre os vinte modelos do mundo, premiados em São Paulo, num evento assinado por Daniela Auler, da Secretaria do Estado.

O Basquete sobre Rodas, amplamente divulgado e ilustrado pelo querido “Paulão do DAEMO”, também caminha para o Campeonato Paulista, disputado agora em 2016.

A Secretaria de Cultura e a Prefeitura abriram espaço para a equipe, garantindo suporte econômico para que o sonho da taça do Paulistão se concretize neste campeonato. Houve até o lançamento do livro Iara cá com seus botões, do professor Luiz Arantes.

A imprensa recebe constantes informações sobre o maior de todos os objetivos da gestão Marcelo Rosa ( Presidente da DOA) no que se refere ao terreno que a prefeitura gentilmente e em forma de Decreto Lei, cedeu aos deficientes.Vários profissionais de diversas áreas vem se empenhando neste objetivo.

Faltava a entidade que trabalha hoje em caráter provisório em sede emprestada pelo Recanto Frei Roque Biscione em Olímpia, um local para o real desenvolvimento de projetos que favoreçam a esta parte da população que cresce anualmente em suas estatísticas. Em 2013, um decreto garantiu a entidade o terreno de aproximadamente 1.200m, para o pontapé inicial de suas atividades.

A diretoria formada pela nova presidência reuniu-se em torno desta meta e nos últimos dias do ano de 2015 foi premiada com o documento que garante a assinatura de posse do terreno, o tão esperado ITCMD. Já dada a entrada do documento em cartório, aguardamos a data definitiva para a assinatura da escritura – reitera Marcelo Rosa.

Uma palestra oferecida pela Secretaria de Turismo mostrou a cidade de Socorro como um dos pontos turísticos mais importantes do país em acessibilidade, com o reconhecimento da ONU. O presidente da DOA, fez questão de cumprimentar o palestrante convidando-o a conhecer as futuras instalações, baseando sua construção nos ensinamentos de grande utilidade para seus associados.

A DOA vem sendo reconhecida por vários grupos de serviços que rendem suas homenagens ao novo presidente e automaticamente oferecem sua parceria. O que tem sido de grande valia para a entidade.

O FIFOL ( Festival Internacional do Folclore) deste ano, destina também parte de sua lucratividade para a construção da nova sede. Na programação, várias atividades que envolvem a DOA já fazem parte do espetáculo, provando da lição da inclusão social.


Enfim, estamos rumo a um novo 2016, repleto de atividades, bonés, comidas típicas, ações e clubes de serviços que farão da DOA um exemplo para o Noroeste Paulista. Vamos trabalhar?