O coordenador de Operações da Secretaria do Estado de Emprego e Relações do Trabalho, Helder Liberato Bovo, conheceu o novo Posto de Atendimento do Trabalho-PAT local, agora em novas instalações (no mesmo prédio da Secretaria de Agricultura, Comércio e Indústria, na Rua Durval Britto, 67, Jardim Glória) e sob a chefia e coordenadoria de Flávio Vedovato Arantes, nomeado para as funções na sexta-feira (13).

“Nós convidamos o Helder Bovo para vir a Olímpia conhecer o novo PAT, as novas instalações, os novos projetos que estão surgindo para qualificação e profissionalização de toda mão-de-obra olimpiense, seja para o comércio, seja para a indústria ou para prestação de serviços, visto o crescimento do turismo”, explicou Vedovato.

visita-ao-Pitta

Helder Bovo controla todos os PATs no Estado, e por isso a importância de sua visita, segundo Vedovato.  O PAT de Olímpia está passando por uma readequação, e o convite foi feito a Bovo, entre outros motivos, “para nos dar todas as tratativas necessárias para o fomento da empregabilidade, além de dar um suporte técnico nas operações que estamos assumindo agora no PAT”, disse Vedovato Arantes.

Bovo esteve em visita às Secretarias de Agricultura, Comércio e Indústria, onde foi recebido pelo Secretário Dirceu Bertoco, do Turismo, onde foi recebido pelo Secretário Beto Puttini, e de Governo, onde foi recebido pelo Secretário João Paulo Polisello, o Pita, “que evidenciou o crescimento econômico da nossa cidade, tendo em vista todas as ações que a Agricultura, Comércio e Indústria fazem”, observou.

Na visita que Bovo e Vedovato fizeram ao Thermas dos Laranjais, foram recebidos pelo presidente, Benito Benatti; na visita ao Tutti Resort, foram recebidos diretor Caia Piton, e no Royal Thermas Resort e Spa, foram recepcionados pela controller Grazienny Freire Cavalcante. Nos três empreendimentos de lazer e hospedagem, foi possível apurar números expressivos da empregabilidade e também as necessidades de qualificação, disse Vedovato.

Visita-ao-Royal-

O PAT é um “braço” do Estado para colocar a mão-de-obra existente à disposição. Ou seja, faz o trabalho inverso. Cadastra quem quer um emprego e depois encaminha para as empresas que procuram tal funcionário. “Ou seja, toda aquela empresa que necessita de mão-de-obra tem à disposição, seja de qualquer segmento: comércio, indústria, agricultura ou do turismo”.

NOVOS PENSAMENTOS

“Nossa visita se deu em função da reestruturação do PAT visando atender às necessidades da cidade neste momento. Hoje Olímpia está na contramão da crise, realmente. Nós temos uma região em crescimento pleno, enquanto metade do Brasil está num retrocesso de várias formas, seja na indústria, seja no comércio, e o turismo realmente encontrou Olímpia, ou vice versa”, ressaltou Bovo.

“A cidade realmente vive uma situação fabulosa de crescimento. Então, eu acho que têm que ter novos pensamentos a respeito de infraestrutura, de conhecimento, de tratamento. Realmente Olímpia precisa encarnar o turismo, entender de vez que hoje ela é uma cidade turística”, ressaltou. E enquanto cidade turística, Bovo opina que a Estância, que recebeu quase 2,5 milhões de visitantes no ano passado, “tem que se preocupar com o atendimento ao turista, para que não haja retrocesso”.

beto

Bovo pede, em função da dinâmica turística olimpiense, que de fato seja revista a questão do horário de atendimento do comércio. “O turista quer o comércio aberto, o turista quer a cidade aberta, então, há de se rever a cultura do interior em fechar o comercio às 18 horas, não abrir aos sábados e domingos. Com 2,5 milhões de turistas por ano, ela tem que ter o comércio aberto, o supermercado aberto, bar, lanchonete, posto de gasolina. É um retrocesso brigar contra isso”, avaliou.

APROVEITAR A VOCAÇÃO

“A crise é motivo para todo mundo aprender, se reinventar, se reorganizar. Os governos e a Federação estão demostrando que nós, principalmente, temos que nos reinventar, e esse é o nosso papel no momento. O de buscar qualidade. Hoje o nosso comércio tem que se adaptar a esse momento. Temos que aproveitar isso. Diferentemente de outros municípios da nossa região, que estão definhando, nós estamos cada vez mais empenhados no crescimento”, disse o Secretário de Turismo, Beto Puttini.