A Estância Turística de Olímpia encerrou o ano de 2023 com um saldo positivo de 825 empregos formais, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Esse resultado coloca Olímpia como um dos municípios com maior geração de emprego na Região Metropolitana de São José do Rio Preto (RMRP) e no Estado de São Paulo.

Segundo o Caged, Olímpia ocupou a terceira posição na Região Metropolitana de Rio Preto, ficando atrás apenas da cidade-sede, com um saldo de 4.309 vagas, e Catanduva, com 1.552 vagas. Em todo o Estado, Olímpia está entre as 100 melhores cidades, na 73ª posição entre os 645 municípios paulistas.

Durante 2023, Olímpia registrou 9.229 admissões contra 8.404 demissões. O setor de Serviços, intimamente relacionado à atividade turística, foi o principal responsável por este desempenho, com um saldo de 553 vagas.

Atualmente, Olímpia conta com mais de 17.400 empregos formais, marcando o maior número já registrado na cidade. Comparado a 2022, houve um aumento de 20% na geração de empregos, quando o saldo foi de 687 vagas.

No comparativo mensal de dezembro de 2023, Olímpia apresentou um saldo positivo de 29 vagas, superando outras cidades significativas da região, como São José do Rio Preto, Barretos, Bebedouro, Catanduva, Votuporanga e Fernandópolis, que registraram saldos negativos.

O prefeito Fernando Cunha destacou o crescimento econômico de Olímpia no último ano, evidenciado “pelo recorde de visitação turística e o consequente impacto positivo em diversas atividades econômicas, especialmente no setor de Serviços”. Ele ressaltou a “expectativa positiva para o mercado de trabalho e a chegada de novos empreendimentos na cidade”.