A Prefeitura de Olímpia deu início nesta quarta-feira ao cadastramento habitacional da cidade. Nas primeiras horas, mais de 300 senhas foram distribuídas e centenas de pessoas ainda aguardavam do lado de fora da Casa da Cultura, mães com crianças de colo, carrinhos de bebê, idosos, cadeirantes, todas na esperança da casa própria, portando seus documentos e argumentos para conquistar a tão sonhada moradia. O Diário foi conferir:

Mas, é apenas um censo. Um cadastramento, conforme o funcionário da Construtora Pacaembu, confirmou ao Diário, em transmissão ao vivo, exclusiva, na manhã. Como a Prefeitura divulgou, e também este Portal, o objetivo é, apenas, levantar o número de casas que faltam para atender às necessidades de moradia da população. Não tem a presença da Caixa Econômica Federal, apenas da Pacaembu. É um pré-cadastro que não terá valor quando loteamentos forem lançados, exceto de Censo.

Uma grande estrutura foi montada e permanecerá até o dia 25 de maio para receber os cidadãos interessados e dar início aos agendamentos com dia e hora específicos para o cadastramento.

A Prefeitura informa que todos os horários serão previamente agendados com a distribuição de senhas, não havendo a necessidade de tumulto, filas e demora. Mas, tem, e muita gente reclamou, com razão, do Sol, e de pessoas idosas e com crianças de colo não terem prioridade.

O cadastramento habitacional será direcionado para famílias de 0 a 10 salários mínimos.

Os moradores serão inscritos em um Cadastro Único e receberão todos os esclarecimentos.

A Divisão de Habitação explica que a ordem de agendamento não irá influenciar na ordem de cadastramento ou na contemplação futura de projetos de moradias. Mas, como o Diário mostrou, as pessoas tem esperanças de serem sorteadas.

Segundo explica o prefeito Fernando Cunha, através de sua assessoria de imprensa, “O cadastramento foi iniciado porque, hoje, nós não temos nenhum banco de dados que informe realmente qual é o déficit e quem são, exatamente, as pessoas que necessitam de habitação no município. Então, para que a gente possa desenvolver os programas habitacionais, pelo próprio município, a Prefeitura vai começar o cadastramento”, explicou Fernando Cunha.

Os agendamentos para a entrega dos documentos cadastrais serão realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A Casa da Cultura fica localizada na Rua São João, 942 – Centro.