Nos últimos 90 dias, aproximadamente, centenas de olimpienses tem sido beneficiados com uma refeição – o almoço – de segunda à sexta, através de um projeto voluntário, sem vínculo partidário, institucional, apenas para servir os que perderam empregos, alguns até os seus familiares, e que estão até sem um prato de comida.

No projeto Fome Não, idealizado pelo advogado, ex-delegado de Polícia Civil, vereador Hélio Lisse Júnior, apoiado pelo advogado e atual presidente do Sindicato dos Bancários de Olímpia, Hilário Juliano Ruiz, são distribuídas centenas de marmitex para um público bem diversificado, crianças, adolescentes, homens, mulheres, idosos. E houve até que, de beneficiado, hoje com muito custo até leva uma cesta básica para o projeto depois de conseguir emprego. Leia o texto e assista ao vídeo:

O Diário de Olímpia, através de Leonardo Concon, foi até o salão de festas da Igreja São Benedito, ligada à Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, onde Frei Lucas cedeu há cerca de três meses para que Hélio, Hilário e colaboradores, muitos que eles nem conheciam pessoalmente, possam chegar às 7h30, selecionar verduras, legumes, cozinhar arroz, feijão, batatas… o cardápio depende das doações, especialmente carnes para compor uma refeição mais nutritiva.

Hilário Ruiz e Hélio Lisse

Tudo com muita limpeza e protocolos de segurança em tempos de pandemia do novo coronavírus. Os produtos são de doação de pessoas e empresas, inclusive supermercados e até o Thermas dos Laranjais, através do Thermas Social.

A cozinha é aberta e os primeiros chegam logo cedo, mas às 11 badaladas da igreja, o salão está mais cheio, levantam, fazem uma oração do Pai Nosso, e em ordem, sem alvoroço, se dirigem até à mesa principal para apanhar e levar embora a sua marmita, uma, duas, ou três se houver necessidade. Primeiro, pegam uma. Se der para todo mundo, a fila volta e pegam mais uma. E assim é a rotina diária.

Hilário Ruiz e Hélio Lisse contam como tudo começou, enquanto o Diário mostra imagens da preparação dos alimentos, o estoque (sempre recebendo doações e precisando urgentemente de reposição), o momento da Prece do Pai Nosso, e a entrega da marmita com um sorriso e um bom dia repetido da colaboradora, e retribuído com o melhor pagamento: “Muito obrigado. Deus lhes pague”.

Ontem, domingo, foi dia de ‘beleza’ para os beneficiados: corte de cabelo, barba, unhas e sobrancelhas para mulheres, e ainda levaram um kit com shampoo, pasta, gel, desodorante.

QUER AJUDAR?

Projeto Fome Não – Contato Hélio Lisse Júnior: (17) 99776-3885