A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia inicia na próxima segunda-feira (23), e vai durante os próximos 30 dias, até o dia 23 de novembro, o Arrastão no Combate à Dengue e ao Escorpião, em ação conjunta com as Secretarias de Saúde, Obras, Engenharia e Infraestrutura, Administração e Daemo Ambiental. O objetivo é eliminar criadouros e evitar a proliferação de escorpiões e focos transmissores da dengue.

O arrastão atingirá, aproximadamente, 70 bairros e as coletas serão realizadas de segunda a sexta-feira. Ao todo, serão cerca de 30 profissionais, distribuídos em seis caminhões, que farão a limpeza, colaborando com a saúde pública e o meio ambiente.

Na operação serão coletadas todas as formas de criadouros de dengue, como pneus, garrafas e recipientes. Também serão retirados móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, restos de madeira, peças de metal, colchões, sofás e recicláveis (sucatas). Além disso, o arrastão coletará entulhos de construção civil, local propício para a proliferação de escorpiões.

A Administração Pública ressalta que cada morador deve colocar os resíduos nas calçadas e que não serão feitas retiradas nos quintais. Os moradores também deverão colocar os materiais no primeiro dia de coleta do setor correspondente ao seu bairro.

A ação do arrastão seguirá o cronograma estipulado pelo serviço de cata galhos, sendo dividida em quatro setores.

O primeiro setor a ser coletado, dos dias 23 a 27 de outubro, é a região norte (Setor 4) que corresponde aos bairros: Centro 2 (Igreja São Benedito); Parque Residencial Vitório Parolim; Jardim Blanco; Jardim Universitário; Jardim Leonor; Jardim Menina Moça I; Jardim Menina Moça II; Conjunto Habitacional Antônio José Trindade (Cohab I); Jardim Luiz Zucca (Cohab II); Conjunto Habitacional Esperandio Cristófolo; Vila Hípica e Jardim Donna Bella.

Do dia 30 de outubro a 3 de novembro a área a ser percorrida pelo arrastão corresponde ao Setor 1 (Região Sul) e coletará resíduos nos seguintes bairros: Centro 1 (Beneficência); Jardim Centenário; Jardim Hélio Cazarini; Jardim Toledo; Jardim Laranjais; Vila Ferreira; Vila Nova; Jardim Garcez; CDHU 1; Vila Santa Terezinha; Vila Raia; Vila Mouco; São José; Vila Rodrigues; Vila Maria; Vila Santa Júlia; Vila Di Marco; Jardim Santa Rita; Vila Borges; Jardim Nova Eliza; Jardim Santa Eliza; Jardim Silva Melo e Jardim Pereira.

Entre os dias 6 e 10, o Setor 2 (Região Leste) receberá a equipe do arrastão. O setor abriga os seguintes bairros: Centro 1 (SJB); Vila Gameiro; Vila Santa Genoveva; Vila Rizzatti; Vila Gonçalves; Jardim Glória; Jardim Álvaro Brito; Jardim Tropical I; Jardim Tropical II; Jardim Veridiana; Vivenda Cote Gil e Residencial Jardim Tênis Clube.

A quarta semana do Arrastão no Combate à Dengue e ao Escorpião, de 13 a 17 de novembro, realizará os trabalhos no Setor 3 (Região Norte). Neste período os seguintes bairros serão atendidos: Centro 2 (Matriz Nossa Senhora Aparecida); Jardim Santa Ifigênia; Jardim Miessa; Jardim Boa Esperança; Conjunto Habitacional Paulo Furquim; Jardim São Francisco de Assis I; Jardim São Francisco de Assis II; Canterville; Residencial Thermas Park; Conjunto Habitacional Alfredo Zucca (Cohab IV) e Conjunto Habitacional Augusto Zangirolami (Cohab IV).

Os distritos de Baguaçu e Ribeiro dos Santos também serão atendidos pelo arrastão. Os moradores de Baguaçu terão seus materiais recolhidos nos dias 20 e 21 de novembro. Já os moradores de Ribeiro dos Santos serão atendidos nos dias 22 e 23 de novembro.

De acordo com balanço da secretaria de Saúde de Olímpia, de janeiro a setembro deste ano, foram registrados 198 atendimentos com escorpiões no município. No mesmo período do ano passado, foram registrados 219 incidentes, o que representa uma redução de quase 20% de um ano para o outro.

“Apesar de registrarmos redução no número de casos, é importante reforçar que o cuidado para eliminar criadouros deve ser constante. Só com as ações de prevenção e o trabalho em conjunto é que vamos conseguir melhorar os índices”, reforça a secretária de Saúde, Sandra Lima.