A CPFL Paulista, distribuidora do Grupo CPFL Energia que atende 4,3 milhões de clientes em 234 municípios no Estado de São Paulo, intensificou a fiscalização contra fraudes e furtos de energia em São José do Rio Preto, Araçatuba e cidades da região. Na comparação entre 2018 e o ano de 2017, a concessionária registrou um crescimento de 44% no número de irregularidades identificadas, passando de 3.483 para 5.019 casos. 

A cidade de São Jose do Rio Preto foi a que registrou o maior número de irregularidades identificadas, alcançando a marca de 2.701 ocorrências, um crescimento de 95,5%. Em segundo lugar ficou Araçatuba, com 1.067 ocorrências, e Barretos, com 652 casos de fraudes e furtos.   

No ano de 2018, considerando as cidades de São José do Rio Preto, Araçatuba, Barretos, Lins, Penápolis, Monte Azul Paulista, Olímpia, Mirassol, Glicério e Bady Bassitt, a CPFL Paulista conseguiu recuperar um volume de 12.046 MWh de energia furtada. Isso seria suficiente para abastecer 6.693 famílias de quatro pessoas pelo período de um ano, o que equivale ao consumo de uma cidade do porte de Charqueada, Elias Fausto ou Itatinga.

Nos últimos anos, a CPFL Paulista tem intensificado a fiscalização contra fraudes e furtos de energia em todos os municípios atendidos ela distribuidora. Em 2018, a distribuidora realizou 266,1 mil inspeções, aumento 42,4% na comparação com as 186,8 mil inspeções executadas em 2017. Atualmente, a taxa de sucesso é de 21,3%, ou seja, para cada cinco fiscalizações realizadas, as equipes encontram uma fraude. Isso significa que, em 2018, a distribuidora encontrou 56.893 casos de fraudes e furtos, recuperando 136.534 MWh de energia (suficiente para abastecer 75,8 mil famílias por um ano, equivalente à cidade de Santa Bárbara d’Oeste). 

Esse resultado é fruto da maior assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo, adotou novas tecnologias e mais inteligência em seus processos de monitoramento e análise. Segundo o Diretor Comercial da CPFL Energia, Roberto Sartori, esses investimentos têm sido um grande aliado na identificação das fraudes e furtos de energia nas redes da distribuidora. 

“O trabalho realizado em conjunto com os órgãos públicos e autoridades policiais também tem se mostrado fundamental nas operações que visam o combate às fraudes e ligações clandestinas. Todas essas ações possibilitaram que a distribuidora passasse a identificar um número maior de irregularidades em 2018”, afirma o Sartori.  

Consumidores da CPFL Paulista podem contribuir para o combate às fraudes e furtos por meio dos canais de denúncia disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo CPFL Energia, pelo site www.cpfl.com.br, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 774 4286. 

Furtar energia é crime 

As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Além disso, para os fraudadores também são cobrados os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa. As distribuidoras do Grupo CPFL Energia, que atuam em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, têm atuado em parceria com o poder público para coibir estas práticas. 

Além de crime, as irregularidades contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece nas chamadas “perdas comerciais”, como são denominados os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico, uma parcela do prejuízo da distribuidora com o valor da energia furtada e dos custos para identificar e coibir as irregularidades. 

Outra consequência negativa dos furtos e fraudes de energia é a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento de energia. A regularização destes clientes traz cidadania para essa parcela da população e beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade. 

Consumidores que adotam esta prática, popularmente conhecida como “gato”, também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais. 

Atuação preventiva 

O Grupo CPFL Energia desenvolve ativamente uma estratégia de monitoramento e análise do perfil de consumo de seus clientes, de modo a identificar possíveis variações no consumo de energia elétrica que indiquem perdas comerciais. 

Desde 2016, esse trabalho foi fortalecido com o projeto da telemedição dos grandes clientes industriais e comerciais do Grupo. Mais 26 mil medidores inteligentes foram instalados nestes consumidores, possibilitando o monitoramento em tempo real do consumo de energia e tornando mais eficaz o processo de identificação de fraudes. 

Apesar das ligações irregulares (perdas comerciais) representarem menos de 2% do total da energia distribuída em sua área de concessão, a CPFL Energia trabalha para diminuir ainda mais este índice visando reduzir o encarecimento da conta de luz dos consumidores, manter a qualidade dos serviços prestados pela companhia e garantir, por consequência, a segurança da população.