Na última sexta-feira (8), a sede da Secretaria da Educação de Olímpia recebeu uma Oficina Pedagógica, promovida pela Tetra Pak e coordenada pela Arte e Vivências Ambientais.

As atividades foram parte do Programa Cultura Ambiental nas Escolas e tiveram como intuito apresentar aos educadores informações sobre reciclagem, meio ambiente, coleta seletiva e cidadania. A oficina foi realizada em parceria com a Daemo Ambiental, Secretaria de Educação e Diretoria de Ensino Regional de Barretos e contou com a participação de 72 educadores das Redes Municipal e Estadual de Ensino.

Criado em 1997, o Programa Cultura Ambiental nas Escolas já beneficiou mais de seis milhões de estudantes em mais de 40 mil escolas públicas e privadas, com informações a respeito da coleta seletiva e reciclagem.

Na oficina os educadores participantes recebem um kit de educação ambiental com 40 cartilhas para alunos, quatro vídeos educativos, revista e banner com o ciclo de vida dos materiais, além de orientações de como trabalhar os temas nas salas de aula.

“O projeto Cultura Ambiental nas Escolas é concebido pela Tetra Pak, a fim de conscientizar professores para que reproduzam as boas práticas socioambientais com seus alunos. A gente entende que os municípios menores têm melhores condições de promover as mudanças que precisamos para que a degradação ambiental não avance”, explica o educador Cláudio Ferreira dos Santos.

DSC_0222

Outro fator apresentado na oficina foi o fornecimento de informações e ferramentas para que os professores estimulem os alunos a formar uma visão ampla sobre os problemas que envolvem os resíduos sólidos.

“É sempre necessário perceber que a criança tem momento específico dela, recebendo intervenções das questões ambientais. A nossa sugestão é compreender que a criança tenha uma rotina, uma cultura e um modo lúdico de viver e experimentar o conhecimento. É dentro desse universo lúdico que fica mais fácil e eficaz trabalhar as questões ambientais”, ressaltou Cláudio.