A Prefeitura de Olímpia e a Tereos realizam, na sexta (25), o workshop “Gestão de Emissões de Carbono”, onde será debatida a importância da elaboração de inventários de gases de efeito estufa (GEE). O encontro será realizado na Sala de Convenções do Celebration Resort, a partir das 8h30, com entrada gratuita.

O Inventario de Emissões de GEE é um instrumento gerencial que permite quantificar as emissões de uma determinada instituição ou de comunidades. Para cidades, a partir da definição de sua abrangência, da identificação das fontes e sumidouros de GEE (Gases de Efeito Estufa) e da contabilização de suas respectivas emissões ou remoções, o inventário possibilita conhecer o perfil das emissões resultantes das atividades de seus diferentes setores.

Muitas cidades como Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, São Paulo, Recife, Rio de Janeiro e Curitiba já publicaram seus inventários de GEE. Os municípios menores estão começando a realizar seus próprios inventários de GEE, adotando assim uma atitude proativa em relação a este desafio global.

A Estância Turística de Olímpia está fazendo a sua parte e se engaja com o tema, com a realização de seu primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, que irá mapear a emissão de gases de todo o município e, consequentemente, será possível avaliar o impacto e planejar as políticas públicas de baixo carbono.

O encontro será realizado na Sala de Convenções do Celebration Resort, a partir das 8h30, com entrada gratuita. Os interessados em participar podem entrar em contato com a secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente para mais informações pelo telefone (17) 3279-2727.

MUDANÇAS NO CLIMA

As mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e outras alterações ambientais, em função da atividade humana, estão entre os maiores riscos percebidos na atualidade. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), as atividades humanas já causaram um aumento de 1,07°C em relação a níveis pré-industriais. Desta forma, para se manter níveis seguros de aumento de temperatura (em até 1,5°C), é necessário atingir uma economia de emissões net zero até 2050.

As cidades são um foco importante do ciclo global do carbono, com considerável emissão de CO2 de combustíveis fósseis e consumo de cimento. A concentração de populações, uso de energia e produção econômica, tornam municípios em importantes pontos focais para avaliar a origem de emissões e considerar opções de mitigação.