Com apoio da Tereos, uma das líderes em produção de açúcar e etanol no país, Olímpia, no interior paulista, será uma das primeiras cidades no Estado a elaborar um inventário de emissões de gases de efeito estufa, como já divulgado pelo Diário.

Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura e Tereos promoveram o Workshop “Gestão de Emissões de Carbono” em que apresentaram os objetivos do estudo e falaram sobre a importância da elaboração de inventários de carbono.

O município vai elencar as principais fontes emissoras em todo o seu entorno com o objetivo de, com o resultado, traçar estratégias de desenvolvimento para redução de emissões e ações de mitigação dos impactos nas mudanças do clima.

O levantamento, que está sendo desenvolvido com apoio da ATA Consultoria, teve início em fevereiro deste ano e tem previsão de conclusão em abril.

Segundo Ana Cláudia Lima, gerente-executiva de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Tereos, o inventário vai ajudar o município em seu planejamento estratégico socioambiental, elaborando diretrizes e ações em prol de um futuro mais sustentável. “Esse tipo de estudo traz informações essenciais para que os gestores públicos possam definir políticas visando à redução de potenciais riscos climáticos, o que vai ao encontro dos pilares da Tereos de preservar o meio ambiente e garantir a sustentabilidade em sua área de atuação”, explica.

O prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, liderou a iniciativa, buscando na Tereos o apoio. “A preocupação com o Meio Ambiente tem sido constante e Olímpia vem fazendo a sua parte. Iniciamos 2022, junto com a Tereos, engajados nesta missão de elaborar o primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, que irá mapear a emissão de gases de todo o município e, consequentemente, será possível avaliar o impacto e planejar as políticas públicas de baixo carbono”, afirma.