Os servidores públicos municipais da Estância Turística de Olímpia terão reajuste salarial de 6,29%, com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). O percentual foi aprovado por maioria absoluta, em assembleia do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia realizada na noite de terça-feira (25), na Casa de Cultura. A correção da inflação também será aplicada ao auxílio alimentação e ao abono assiduidade dos funcionários.

A reunião, dirigida pelo presidente do Sindicato, Jesus Buzzo, contou ainda com a participação do vice-presidente, Roberto Arruda; diretores do SSPMO; do vice-presidente da Fesspmesp (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo), Araken Lunardi; do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itu, José Flamínio Leme; e do presidente do Sindicato de Bebedouro, Lourival Basílio.

aumento-salarial-(14)

Antes da deliberação da proposta, Araken Lunardi apresentou aos 66 servidores presentes um levantamento do orçamento da administração e os reajustes oferecidos por algumas cidades da região como o de Ribeirão Preto (4,69% sem retroatividade), Taquaritinga (5%), Itu (4,56%) e Bebedouro, que também ofereceu 6,29%.

Durante a apresentação, ele explicou que muitos prefeitos estão optando por não conceder o aumento, este ano, devido à situação econômica, e que, por isso, a proposta do prefeito Fernando Cunha é plausível e de bom senso para o município. “Hoje, nós colocamos pra vocês os dados, a realidade de Olímpia e nós pedimos prudência porque precisamos tomar a decisão”, ressaltou.

A contraproposta do município já havia sido aceita pelos servidores na Assembleia Extraordinária, realizada dia 11 de abril, com a presença das secretárias Eliane Abreu (Administração) e Mary Brito (Finanças). No entanto, foi negociado entre a Prefeitura e o Sindicato o pagamento em parcela única do valor retroativo, o que será cumprido pelo Executivo, por determinação do prefeito.

Na manhã desta quarta-feira (26), o presidente do SSPMO, Jesus Buzzo, esteve com o prefeito Fernando Cunha e com o secretário de Governo, Guto Zanette, para informá-los sobre o resultado da Assembleia e fortalecer a relação do sindicato com o município a favor dos funcionários.

aumento-salarial-(5)

Segundo o prefeito é mais um compromisso que ele havia assumido com a população que vem sendo cumprido. “Mesmo em momentos de crise, não medimos esforços para conceder esse reajuste e assegurar o poder aquisitivo dos nossos servidores. Desde que assumimos, estamos tendo um diálogo transparente e produtivo com a direção sindical que entendeu a situação econômica do município”, ressaltou Fernando Cunha.

Ainda de acordo com o prefeito, o aumento também contemplará os agentes da Vigilância Sanitária que, no ano passado, não receberam nenhum reajuste. Ele solicitou que seja reposta a perda salarial desses funcionários já no próximo mês. Além disso, os estagiários da municipalidade, que também não recebiam aumento, serão incluídos pela medida.

Com a proposta aceita, está sendo elaborado o projeto de lei que deve passar pela Câmara de Vereadores, na sessão da próxima terça-feira, dia 2 de maio, tendo em vista o feriado de segunda, 1º de maio.

Tendo a aprovação da Câmara, a decisão será publicada na Imprensa Oficial do Município com a folha suplementar para o pagamento do retroativo do salário e dos benefícios. A estimativa é de que os servidores recebam a parcela única entre os dias 15 a 20 de maio.