Nesta terça-feira (19), a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia formalizou a aquisição de uma área de 200,4426 hectares para a implantação do Aeroporto Internacional do Norte Paulista. Este projeto é tido como o principal de desenvolvimento não só de Olímpia, mas de toda a região.

O ato de compra ocorreu no Gabinete Executivo com a presença do prefeito Fernando Cunha, representantes legais, tabeliães e vereadores. Com a formalização, os próximos passos para a instalação do aeroporto podem ser iniciados.

Recentemente, uma divergência de dados sobre a área junto ao INCRA foi solucionada, permitindo a compra. A área, situada entre Olímpia e São José do Rio Preto, pertencia ao grupo Zelux Agrícola S/A, sendo adquirida por mais de R$ 19 milhões, após avaliação justa do mercado.

O município firmou parceria com a Infraero para revisão do plano diretor e assessoria técnica. A intenção é que o aeroporto, além de atender a demanda local, possa conectar Olímpia a países da América Latina. Projeções indicam a capacidade de cerca de 500 mil operações por ano e um fluxo de mais de 6 milhões de visitantes.

O prefeito Fernando Cunha expressou seu entusiasmo, afirmando que este marco consolidará Olímpia no cenário nacional e latino-americano, gerando empregos, renda e desenvolvimento para a cidade e região.

Já com a concessão autorizada em 2021, a próxima etapa envolve a demarcação da pista, com extensão de mais de 2 mil metros, e outras estruturas essenciais.