O Barretos Country Park & Resort, reconhecido por sua temática country, está em processo de construção de um reservatório de termoacumulação com a capacidade para armazenar 3,2 milhões de litros de água quente. Este projeto, uma novidade na região, tem previsão de inauguração ainda este ano.

A implementação desse sistema tem como propósito atender as piscinas do complexo que abrange mais de 200 mil metros quadrados. O novo espaço infantil, Kids Acqua Ville, que está previsto para ser entregue em dezembro, será um dos primeiros a ser beneficiado.

A água armazenada será proveniente de um poço profundo localizado no complexo. Esta água, extraída do lençol freático a cerca de 1.000 metros de profundidade, alcança a superfície com altas temperaturas.

Bruno Ferrare, gerente de engenharia do GR Group – grupo responsável pelo complexo – esclarece que o uso da água do reservatório para estabilização da temperatura das piscinas, através de trocadores de calor por indução, otimizará o consumo de energia elétrica e ajudará a conservar a fonte natural.

Mantendo-se a 53 graus no reservatório, a temperatura das piscinas será regulada para oscilar entre 28 e 35 graus. Tecnologias de sensores e controles automáticos serão empregados para monitorar o sistema e assegurar a manutenção da temperatura ideal.

Filipe Rezende, vice-presidente de Construção, Experiência e Hotelaria do GR Group, destaca os benefícios ambientais do projeto. Segundo ele, o sistema permitirá a reutilização da água em várias fases do processo de aquecimento, resultando em um menor consumo após a completa integração do sistema. Adicionalmente, ressalta-se a filtragem otimizada e o tratamento químico apropriado da água.

Winston Rezende, fundador do GR Group, vê o novo reservatório como um avanço na agenda ESG do grupo. Ele sublinha a importância do projeto no âmbito do reaproveitamento consciente dos recursos naturais.

O planejamento para o complexo aquático do Barretos Country Park & Resort prevê um total de 25 piscinas, somando 8.800 m² de espelho d’água, equivalente a 9,8 milhões de metros m³ de água. A meta é que, em cinco anos, o reservatório atenda 100% do parque aquático.