Pelo menos três mil alunos da rede municipal de ensino de Olímpia iniciaram nesta segunda-feira (31) o primeiro dia de aula. Os estabelecimentos relataram à Secretaria da Educação uma adesão em torno de 60%, mas muitos disseram que os pais não levaram em razão da chuva. Poucos foram os que procuraram pra dizer que não vão levar em razão da Covid-19.

Ao todo, a rede municipal conta com cerca de 5.800 alunos atendidos em mais de 30 escolas, nas modalidades Creche, Pré-Escola e Ensino Fundamental I.

Pelo decreto publicado na última sexta-feira (28), a volta às aulas deveria ser 100% presencial, como determina o Plano São Paulo, porém com a ‘explosão’ repentina de casos positivos da Covid-19, cujo boletim foi publicado na sexta também, o prefeito Fernando Cunha decidiu transformar esse retorno em facultativo.

A decisão levou em conta, também, que a vacinação de crianças a partir de 5 a 8 anos, sem comorbidades teria início, como ocorreu, nesta segunda (31).

O retorno presencial às aulas está autorizado com 100% da capacidade, desde outubro de 2021, seguindo as recomendações do Governo do Estado e as medidas de Saúde necessárias, e que, em Olímpia, mais de 90% dos alunos já estavam frequentando as escolas.

Sendo assim, os alunos que permanecerem em aulas remotas contarão com o apoio e suporte das escolas e professores para garantir o ensino e a frequência escolar.

O município está providenciando os materiais e uniformes escolares. Este ano, além das duas camisetas que já são entregues, cada aluno da rede receberá também duas bermudas e uma regata, que estão em processo licitatório.

MAIS VAGAS NAS CRECHES

A rede municipal de ensino criou mais 100 vagas em período integral destinadas a crianças do Berçário I e II para este ano letivo. Com isso, o município passa a ofertar quase 300 vagas para crianças de quatro meses a menores de dois anos.

Atualmente, são 196 vagas nas creches EMEB Narizinho, Tio Barnabé, Visconde de Sabugosa (Baguaçu), Prof.ª Vandelice de Oliveira dos Santos Cudinhoto (Ribeiro dos Santos), Imaculada, Santa Filomena e Marquês de Rabicó.

Agora, o aumento da capacidade foi possível em 5 unidades Tia Nastácia (46 vagas), Sítio do Pica Pau Amarelo (15), Marquês de Rabicó (15), Pedrinho (12) e Cidade Mirim (12), proporcionando o atendimento em horário estendido em diversas regiões da cidade e também nos distritos. A prioridade visa às famílias que residem próximo às escolas.