DA REDAÇÃO — A rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia realiza, nesta sexta-feira (21), uma mobilização com alunos, famílias e educadores para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down. A ação propõe o uso de meias trocadas como símbolo da valorização da diversidade e da importância da inclusão nas escolas.

A proposta foi adotada por toda a comunidade escolar. Pais foram convidados a vestir seus filhos com meias coloridas e diferentes para destacar que “ser diferente é normal” e fortalecer o respeito às individualidades desde a infância.

Atualmente, a rede municipal atende oito estudantes com Síndrome de Down em diferentes etapas da educação. Ao todo, são 288 alunos com deficiência e 172 com transtornos específicos de aprendizagem. Todos participam do ensino regular, com oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno.

O programa de Educação Especial da cidade é desenvolvido desde 2010 e vem sendo aprimorado ao longo dos anos. A equipe responsável é formada pela supervisora Silvana Albano e pelas coordenadoras técnico-pedagógicas Marcela Rubia Nespolo Aniceto e Danila Rodrigues Oliveira Vicentini, sob liderança da secretária de Educação, Jéssica Maria dos Santos.

A data de 21 de março foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006 para promover a conscientização sobre a Síndrome de Down, uma condição genética causada pela presença de um terceiro cromossomo no par 21.

“A parceria com as famílias fortalece nosso compromisso com uma educação mais inclusiva. Agradeço aos profissionais que se dedicam diariamente a construir esse caminho junto com nossos alunos e suas famílias”, afirmou a secretária.