A partir desta quarta-feira (2) e até sexta (4), as nove Escolas Estaduais de Olímpia acolherão uma média de 6, 5 mil alunos, e com um fato inédito dentro da Divisão Regional de Ensino de Barretos, que reúne cerca de 47 mil alunos: Olímpia é a primeira com todas as escolas em período integral e também estreando o novo ensino médio que abre habilitações do conhecimento para os estudantes com aula extras, preparando-os dentro das áreas previamente escolhidas pelos alunos.

A informação foi prestada hoje com exclusividade ao Diário pela diretora Regional Solange Bellini, em entrevista gravada em vídeo para o Jornal da Noite (assista abaixo):

“Todas as escolas de Olímpia em tempo integral a partir desta quarta-feira, 2 de Fevereiro, é um desafio para toda comunidade olimpiense, inclusive professores e alunos”, disse Solange.

A diretora também frisou que está a caminho a nova escola estadual no bairro Morada Verde.

A volta às aulas se dará de forma escalonada a partir desta quarta e até sexta-feira. Na quarta (2) será a vez dos alunos de 6ª séries e dos primeiros anos do médio e, na quinta (3  e sexta (4) se dará a continuidade desse acolhimento, segundo Solange.

“Embora seja obrigatória a apresentação para matrícula do atestado de Covid-19 nenhum aluno ficará fora de sala de aula”, ressaltou a diretora regional. Os três professores da divisão regional que se recusaram a se vacinar foram dispensados.

A presença dos alunos é obrigatória exceto, evidentemente, em caso de suspeita de alguma virose seja gripe ou Covid-19, posteriormente apresenta-se o atestado médico e o Estado providenciará a reposição das aulas perdidas.

A diretora explicou que, em Olímpia, há duas modalidades de ensino integral. As escolas que já possuíam esse sistema integral como Capitão Narciso Bertolino, Dalva Vieira Itavo e Alzira Tonelli Zaccarelli, assim como as duas escolas dos distritos de Ribeiro e Baguaçu, irão funcionar das 7h às 16h.

Já as escolas que estão entrando agora no período integral o horário será das 7h às 14h, sendo o período da manhã para alunos do fundamental e a partir das 14h até às 21h15 para o ensino médio. Almoço ou jantar estão incluídos nesse período integral. O material escolar no Estado de SP é todo apostilado.

Olímpia está sendo pioneira, portanto, em todas as suas escolas estaduais no período integral e, agora, dentro do novo Ensino Médio do Governo Federal, lançado pelo então ministro Rossieli Soares, hoje secretário da Educação do Estado.

“Em 2021, o Estado de São Paulo já iniciou essa nova modalidade e, em 2022, vem com a totalidade das escolas dentro do novo ensino médio”, revelou a diretora regional. Ou seja, além da Educação Básica curricular haverá o ‘itinerário formativo’, ou seja, 10 aulas extras sobre conhecimento técnico escolhido pelos alunos preparando-os para as suas profissões.

E também há a vocação da escola estadual abrir espaço para o ensino técnico, além da ETEC. Hoje, em Olímpia, apenas a escola Maria Ubaldina de Barros Furquim possui sala assim e, aos poucos, segundo Solange, “as demais escolas estaduais também oferecerão o itinerário formativo e mais o curso técnico”.