A pandemia da Covid-19 impactou os bancos de sangue de todo o País e segundo o Ministério da Saúde as doações caíram aproximadamente 20%. Em Olímpia, não é diferente: o hemocentro constantemente faz apelos à população, doadora ou não, para não deixar os níveis do estoque tão críticos quanto se apresentam atualmente.

“Precisamos de todos os tipos sanguíneos. Estamos com o estoque crítico de todos os fatores positivos e principalmente negativo”, solicita Edrene Martins da Silva, agente captadora de doadores de sangues, do Hemocentro local. “Queremos agradecer a todos nesse dia especial, e reforçar que não paramos nunca, ainda mais socorrendo vítimas da Covid, acidentados, enfim, doar sangue é mesmo um ato de amor”, acrescenta.

A reposição frequente dos estoques é fundamental para tratar diversas doenças e uma das importantes ações para engajar toda a população é a campanha Junho Vermelho – Mês de Conscientização para a Doação de Sangue, que evidencia a importância da doação contínua. Nesta segunda-feira, dia 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

A Fundação Pró-Sangue está com o estoque de sangue em nível crítico e convoca com urgência mais doadores. Os tipos O- e O+ estão em situação emergencial, já os sangues do tipo A- A+, B- e B+ estão em alerta, com tendência de entrada no patamar crítico.

Em Olímpia, o Hemocentro atende de segunda a sábado, das 7h ao meio-dia. Edrene lembra que o doador, de 18 a 69 anos (e se for novato, até um dia para completar 60 anos), pode vir de café tomado, bem hidratado (dois copos de água), documento pessoal com foto.

E se tiver tomado imunizante contra Covid-19: se for Coronavac, intervalo de 48 horas; as demais, Pfizer e Astrazeneca, 7 dias antes da doação de sangue.

OLÍMPIA | Núcleo de Hemoterapia de Olímpia – Rua Síria, 190 – Centro

Horário: Segunda a sábado – das 07h às 12h, exceto feriados

Agendamento somente com grupos acima de 8 pessoas.

Informações e agendamentos: (17) 3281-9080 e (17) 98165-0032 (WhatsApp)