O governador João Dória anuncia desde às 12h45 o novo panorama do Estado de São Paulo nesta quarentena, que o Diário Ao Vivo retransmite.

A maior parte do Estado ‘amarelou’, ou seja, está na Fase 3, de Flexibilização, enquanto que a região de Barretos, a qual Olímpia pertence, mais uma vez, estagnou na Fase 2, Laranja, ou seja, de atenção, devido ao elevado número de internações na região.

A nova situação passa a valer a partir deste sábado (8), em homenagem ao Dia dos Pais, domingo (9).

Nove regiões administrativas mudaram de fase. Óbitos e internações diminuíram nessas regiões. Apesar da região de Barretos ter aumentado o número de leitos e equipamentos ,  “ainda não foi possível avançar para a Fase Amarela, quem sabe na próxima atualização do Plano São Paulo”, ressaltou o secretário Marcos Vinholi, do Desenvolvimento Regional.

Na próxima sexta-feira (14), haverá uma nova reclassificação, mas apenas podendo regredir de fase. Em duas semanas, no dia 21 de agosto, haverá uma nova classificação no geral.

As regiões de Araçatuba, Marília, Bauru, Sorocaba, Taubaté, Campinas, e São João da Boa Vista passaram da fase 2 (laranja) para a fase 3 (amarela) nesta sexta-feira (7). Já as regiões de Piracicaba e Ribeirão Preto, migraram direto da fase 1 (vermelha), em que apenas serviços essenciais são permitidos para a fase amarela.

O governador ressaltou que não faz política com a Covid-19 e criticou ações nesse sentido. Ele anunciou também os protocolos da ‘volta responsável’ às aulas, inclusive para combater a ansiedade e tristeza de maior parcela dos estudantes.

São José do Rio Preto também permanece na fase laranja. Ribeirão Preto, que estava na Fase 1, Vermelha, avançou para Amarela, foi um grande salto após dois meses na anterior.

O receio era de que Olímpia, com a região, pudesse regredir para a Fase Vermelha.

A única região que regrediu nesta sexta foi a Grande São Paulo Oeste (Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora de Bom Jesus, Santana do Parnaíba), que passou da fase amarela para a fase laranja. Com isso, a área se junta à subregião Norte da Grande São Paulo (Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Mairiporã), que já estava na fase laranja e permaneceu.

O restante da Grande São Paulo, incluindo a capital, permanece estável na fase amarela.

Confira o novo mapa: