A Secretaria de Saúde de Olímpia, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, informa que está intensificando a vigilância contra a Febre Amarela Silvestre. O motivo para a intensificação é a situação epidemiológica deste tipo da doença com confirmação de casos em residentes dos municípios de Zacarias, Buritama e São José do Rio Preto.

O setor tem como objetivo detectar precocemente a circulação viral, reduzir a incidência de febre amarela silvestre e impedir a transmissão urbana. E salienta para a população que ainda não foi vacinada contra a Febre Amarela que procure as Unidades Básicas de Saúde para colocar a carteira de vacinação em dia.

Informamos que no ano de 2016, foi confirmado um caso humano de Febre Amarela e também a morte de um Macaco no Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de São José do Rio Preto, em abril e agosto, respectivamente, e uma provável epizootia (doença que ocasionalmente se encontra em uma comunidade animal, mas que se dissemina com grande rapidez e apresenta grande número de casos) em investigação no GVE em Ribeirão Preto, no mês de julho.

Por isso reforçamos o alerta e solicitamos que os casos suspeitos de febre amarela sejam comunicado imediatamente a Vigilância Epidemiológica do nosso município.

Definição de caso suspeito de febre amarela

Indivíduo com quadro febril agudo (até 7 dias), de início súbito, acompanhado de icterícia e/ou manifestações hemorrágicas, residente ou procedente de área de risco para febre amarela ou de locais com ocorrência de epizootias em primatas não humanos ou isolamento de vírus em vetores, nos últimos 15 dias, não vacinado contra febre amarela ou com estado vacinal ignorado.

Definição de caso suspeito de epizootia

Primata não humano de qualquer espécie (Macaco), encontrado morto (incluindo ossadas) ou doente, em qualquer local do território nacional. Todo caso suspeito deve ser notificado, imediatamente (em 24 horas).

Para maiores informações entre em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone (17) 3279-2344.