A Secretaria de Saúde de Olímpia oferece a realização de diversos exames voltados à mulher durante março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, entre eles, o Papanicolau, o chamado exame citopatológico, para identificar o câncer de colo do útero.

A campanha, conhecida como “Março Lilás”, para prevenção e combate ao câncer de colo uterino, é focada em mulheres na faixa etária de 25 anos a 64 anos, principalmente àquelas que não realizaram o exame, há mais de dois anos.

O risco de desenvolvimento do câncer do colo do útero é de cerca de 30% se as lesões precursoras não forem avaliadas e tratadas. As alterações celulares que progridem para o câncer ocorrem, geralmente, de forma lenta, podendo levar de 10 a 20 anos. Apesar das possibilidades de prevenção, é um dos cânceres mais frequentes entre as mulheres no Brasil, com alta taxa de mortalidade.

UNIDADES DE SAÚDE NA CAMPANHA

Desta forma, para incentivar os cuidados e o tratamento, a equipe de Saúde fará um mutirão gratuito de exames, em algumas unidades de saúde, no dia 26 (sábado), das 7h30 às 17h. A interessada deve estar na idade recomendada e procurar, previamente, as Unidades de Saúde (UBS) que participarão desse mutirão, para fazer o agendamento, levando o RG. Na ocasião, já será definido o horário da coleta no mutirão e a paciente receberá todas as orientações necessárias para o exame.

As Unidades de Saúde que estarão abertas neste dia, das 7h às 17h, serão:

  • UBSF Dr. Francisco Figueiredo Filho (Av. José Rodrigues da Silva, 371, São José)
  • UBS Clodoaldo Marins Sarti (Constitucionalista de 32, 525, Santa Ifigênia)
  • UBSF Dr. Gilberto Vicente Mora (R. Simão Antonio dos Santos, 60 – Baguaçu)
  • UBSF Dr. Custódio Ribeiro de Carvalho (R. Miguel Irano, 226 – Ribeiro dos Santos).

OUTROS TESTES RÁPIDOS

Ainda como incentivo à prevenção de doenças, no mesmo dia, também estarão disponíveis para as mulheres realizarem os testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, com resultado em no máximo 30 minutos. Os exames são importantes com relação à prevenção e tratamento precoce de doenças sexualmente transmissíveis. É indicado que esses exames sejam realizados pelo menos uma vez na vida, ou anualmente, caso haja relações sexuais sem camisinha.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, as moradoras podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde, na Divisão da Atenção Básica, ou diretamente com as Unidades que farão os exames.