A Mobilização contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes realizada na manhã de ontem, quarta-feira (18), na região central da cidade, reuniu crianças, jovens e adultos representando escolas, projeto social, entidades e órgãos do município.

O ato foi organizado e coordenado pela Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com apoio da Prefeitura.

Geninho
A mobilização na Praça da Matriz, com o prefeito Geninho e família

O objetivo foi o de chamar a atenção da população em geral quanto ao grave problema dos crimes de ordem sexual praticados contra crianças e adolescentes no país, e marca a abertura da semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que segue até com atividades.

13221098_10209592483838991_8012118897129177062_n
Prefeito Geninho com primeira dama Ana Cláudia e filha

A Mobilização na Praça Rui Barbosa teve início às 9h, e prosseguiu até às 13h, teve apresentação teatral e dança, que representou a história da menina Araceli, declamação de poesia, apresentação e animação com o “Palhaço Pitoco”.

Participaram ainda, alunos do Projeto Semear, com a representação de uma pantomima, e a execução da música-tema da Campanha em Olímpia.

Depois, foi feita uma caminhada pelas ruas da cidade, até o prédio do Fórum local, retornando à Praça, onde novas atividades foram desenvolvidas. O prefeito Geninho Zuliani (DEM) e a primeira dama e secretária de Assistência Ana Cláudia Casseb Finato Zuliani, e a presidente do Fundo Social Aparecida Zuliani, também participaram da passeata.

ARACELI

O dia 18 de maio foi instituído no ano de 2000, pelo Projeto de Lei nº 9.970/00, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O dia foi escolhido devido ao assassinato de Araceli (foto), uma menina de oito anos de idade que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES).

18_de_maio_caso_araceli_1b

No ano passado a campanha superou as expectativas, com um grande saldo positivo, já que o CREAS conscientizou grande parte das escolas de Olímpia com capacitações para os professores, por meio de reuniões no HTPC.

De acordo com a Diretora da Divisão de Direitos Humanos, Talita de Carvalho, a campanha tem como foco a conscientização da população em geral: “Também queremos conscientizar os profissionais que trabalham com crianças e adolescentes para que possam identificar situações em que há iminência de abuso sexual, como evita-las e quais procedimentos devem ser adotados após a identificação”.

DSC_0109

Nos dias 24 e 25, Ribeiro dos Santos e Baguaçu respectivamente, terão ações de mobilização nas praças com a apresentação e animação do “Palhaço Pitoco”; a participação dos alunos do Projeto Semear; o Grupo de Teatro de Olímpia, com a peça teatral com o tema da campanha, além da distribuição de panfletos.

DSC_0092

Para a campanha, a diretora explica que foi escolhida a personagem da boneca Emília. “A Emília tem como características marcantes a fala e exposição de suas ideias. É tagarela, curiosa, esperta e adorável, sendo um personagem que muitas crianças gostam. Com isto, procuramos mostrar que as pessoas não devem se calar, e ter atitudes como a de Emília”, finalizou Talita.

Confira a programação:

PASSEATA