Quando a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia iniciou a digitalização de processos que antes eram realizados presencialmente e com o uso de papel, havia a previsão de que a ação traria agilidade, transparência e economia de recursos para a cidade. Passados seis anos, os resultados alcançados com a operação da plataforma Acto surpreendem a cada dia.

Entre papel, água, energia, combustível e outros, a solução já possibilitou uma economia de mais de R$ 6 milhões à administração. Ao meio ambiente, 256 árvores deixaram de ser derrubadas no período, entre outros resultados.

O Acto, desenvolvido pela Eicon, empresa pioneira e referência em soluções de tecnologia para a gestão pública, realiza o processamento e a emissão de alvarás de construção, reformas e licenciamentos ambientais totalmente online. Em Olímpia, o Acto trouxe mais agilidade e transparência aos processos.

“Para transformar a vida das pessoas é necessário também cuidar do meio ambiente. Preservar a natureza, é construir uma solução que possibilite que as funções e serviços diários não dependam, por exemplo, de lâmpada, impressora, papel, tinta ou deslocamento. A proatividade da prefeitura em digitalizar seus processos por meio do Acto contribui permanentemente para a economia de recursos naturais e também financeiro”, afirma Luiz Alberto Rodrigues, CEO da Eicon.

“O Acto economiza tempo e ainda preserva o meio ambiente, pois diminui o consumo de matérias primas e transforma a cultura dos serviços públicos. Estamos vivendo um momento novo. Não é só tecnologia, é um novo modo de trabalho e de vida”, completa Luiz Pinheiro Jacometti, diretor de produtos responsável pelo Acto.

Os números foram levantados com base na quantidade média de papel utilizada em cada processo antes da digitalização e nos valores de custas, deslocamentos, jornadas de trabalho e outros itens.