A Sabesp assinou, nesta quarta-feira (11), contrato de concessão com a Prefeitura de Olímpia – SP para operar os serviços de saneamento básico nos próximos 30 anos. Em maio, a Companhia venceu o leilão para atender o município, numa disputa que contou com oito concorrentes privados. Foi a primeira concessão que a Sabesp ganhou na sua história em um processo competitivo.

O contrato vai garantir investimentos no sistema de abastecimento de água e no sistema de coleta e tratamento de esgoto.

“Olímpia é um projeto emblemático para a Sabesp. Foi a primeira concessão ganha por uma empresa estatal de saneamento no país em disputa com entes privados. Estamos aqui para uma parceria de 30 anos com a prefeitura, uma jornada conjunta. Temos um compromisso inequívoco com os nossos dois clientes: a prefeitura e o consumidor final, que temos o maior orgulho de atender. Temos ainda uma preocupação muito grande com a sustentabilidade. Por isso, todo o nosso investimento terá como foco a economia circular, o uso adequado dos mananciais, a redução de perdas, ações que visam reduzir o impacto que nós, seres humanos, causamos ao meio ambiente”, disse o diretor-presidente da Sabesp, André Salcedo, durante o evento para assinatura.

“A nova gestão sobre os serviços de água e esgoto de Olímpia foi pautada em um processo transparente e atendendo às novas legislações, visando oferecer maior eficiência à população, com atendimento de qualidade e menos burocracia. A Sabesp, vencedora da disputada concorrência pública, é uma empresa experiente, que já atende grande parte do Estado de São Paulo. É uma parceira do município, que terá por tempo determinado autonomia no gerenciamento, para implantação de equipamentos e sistemas e para prover investimentos que melhorem os serviços, tudo fiscalizado por uma agência reguladora, além do compromisso em reduzir em pelo menos 5% no valor da tarifa atual, no prazo de um ano. A concessão também trará outros benefícios ao crescimento da cidade, uma vez que o valor definido na outorga possibilitará ações e projetos importantes da prefeitura, em diversas áreas, como saúde e desenvolvimento econômico”, declarou o prefeito Fernando Cunha.

A Sabesp vai investir em tecnologias para controlar as perdas de água e executar adutoras, ampliando a capacidade de abastecimento em Olímpia e seguindo o crescimento da cidade, conhecida pelo turismo de águas termais.

Além disso, vai revitalizar, ao longo dos anos, as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da cidade e distritos. As ações vão beneficiar os mais de 55 mil moradores do município com mais saúde e qualidade de vida.

A Companhia fica responsável nas próximas três décadas pela captação, adução, tratamento e distribuição de água, além de coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgoto.

Participaram também do evento de assinatura o diretor de Regulação e Novos Negócios da Sabesp, Bruno D’Abadia; o diretor de Operação e Manutenção, Roberval Tavares de Souza; o superintendente regional da empresa, Antonio Rodrigues da Grela Filho; o superintendente de Novos Negócios, Caio Cunha; o gerente de Novos Negócios Regulados, Marco Seidenberg; o líder do Governo na Câmara, João Stallari; e autoridades locais.

Operação assistida

A partir desta quinta (12), a Sabesp entra em operação assistida em conjunto com a Prefeitura de Olímpia, período que vai até o dia 10 de dezembro. Em 11 de dezembro, a Companhia passa a operar de maneira independente, sendo a nova responsável pelo saneamento básico local.

O contrato de concessão prevê, logo no primeiro ano de concessão, uma redução de 5% no valor da tarifa. Além disso, a atual política da tarifa social será mantida.