A mesma empresa que deixou a Prefeitura de Birigui, e milhares de usuários sem transporte, Viação Suzano, abandonando o contrato com ‘rompimento bilateral’, pode fazer o mesmo em Olímpia na amanhã, terça (8), conforme seus motoristas vem ‘avisando’ os usuários, colocando temor de que o serviço será, de fato, paralisado. A Prefeitura já emitiu nota de que fará de tudo para evitar que usuários, como em Birigui, sejam desrespeitados pela Viação Suzano.

Desde 2020, a Suzano vem tentando romper o contrato. A Justiça determinou o cumprimento do contrato, e a volta dos ônibus em seus horários de rotina.

EM OLÍMPIA

Em nota, a Prefeitura de Olímpia, através da Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, garante que, caso isso venha a ocorrer, será penalizada e os usuários não ficarão sem ônibus circulando. A nota na íntegra é a seguinte:

“A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, esclarece aos passageiros do transporte coletivo municipal, que mantém tratativas com a atual concessionária do serviço público e que, em caso de eventual rescisão contratual, todos os termos previstos na concessão deverão ser cumpridos, entre eles, a não interrupção do transporte até que outra empresa assuma a prestação do serviço.

“O município reforça que, desde o início, tem dado todo o respaldo necessário aos passageiros e à empresa, inclusive com o pagamento de subsídio para evitar o aumento de tarifa e que continuará adotando todas as medidas cabíveis para garantir o atendimento aos usuários do transporte coletivo”.

EM BIRIGUI

O transporte coletivo de Birigui, no interior paulista, ficou alguns dias com a operação paralisada. Segundo a Prefeitura, a Viação Suzano encerrou as operações mesmo após a administração municipal ter efetuado o pagamento de um aporte financeiro e ter publicado um decreto com a recomposição tarifária.

A Prefeitura de Birigui disse também que, desde o começo de 2021, estava notificando a empresa a respeito do descumprimento do contrato.

Como houve um abandono do serviço pela Viação Suzano, a Prefeitura fez um Boletim de Ocorrência pelo rompimento unilateral do contrato e iniciou um processo de penalização da concessionária.

Em paralelo a isso, os trâmites para a contratação emergencial de uma nova empresa de ônibus para retomar o atendimento aos moradores já foi iniciado.

A Suzano voltou atrás, e já está operando normalmente, pelo menos, por enquanto, em Birigui.