O Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”, atualmente instalado na Rua David de Oliveira, em imóvel alugado próximo à Mário Vieira Marcondes, vai mudar novamente de endereço, desta vez para uma “casa própria” a ser construída no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna”. Fonte: Diário Oficial, texto Espaço Livre AM.

A decisão foi tomada em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Turismo, o Comtur, na noite do dia 12 de novembro passado. De acordo com a secretária de Turismo e Cultura, Priscila Seno Mathias Netto Foresti, havia um recurso contingenciado do repasse do DADETUR, que é o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, que foi liberado no último dia 10, de R$ 1.297.234,58, que será usado nesta obra. Assim, o município vai usar esse recurso contingenciado e liberado pelo Governo do Estado.

O projeto escolhido para utilização deste valor foi o Museu do Folclore, com acervo de cerca de quatro mil peças, instalado em imóvel alugado pela Prefeitura Municipal. Este projeto possibilitará a instalação da sede própria do Museu do Folclore dentro do Recinto do Folclore.

O projeto é do arquiteto da própria prefeitura, Sérgio Carvalho. Ele apresentou a área de instalação, com aproveitamento de prédio já existente, a planta do prédio e paisagismo do entorno, a fachada principal, com elementos e cores que remetem às práticas e estética do Folclore brasileiro.

O projeto também identifica tipos de materiais a serem utilizados, a organização interna do espaço, contemplando aspectos de acessibilidade. A entrada principal do Museu será pela Avenida Menina-Moça, proporcionando acesso também ao Recinto do Folclore, mas permitindo que a visitação ao Museu seja independente.

Um totem com imagens do Festival do Folclore será instalado na entrada, com iluminação para ser visualizado à noite, destacando o equipamento cultural. Não foi estipulada uma data para início nem término da obra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here