O Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa da Estância Turística de Olímpia anuncia a abertura da exposição “Barroco Brasileiro” a partir de quinta-feira (16). A mostra, gratuita, estará disponível para moradores e visitantes.

A coleção, pertencente a Danielle e George Homenco Filho e com curadoria de Rafael Schunk, apresenta peças representativas da arte colonial brasileira. O acervo inclui altares, imagens, oratórios e adornos de diversas origens e materiais, distribuídos nas salas expositivas do museu.

A exposição evidencia a influência do movimento barroco, originado na Itália no século XVI, e sua adaptação no Brasil, destacando a contribuição de artesãos indígenas, africanos e de influências orientais. A mostra enfatiza a simbiose entre trabalho, religiosidade e devoção na cultura colonial brasileira.

Artistas como Frei Agostinho de Jesus, Francisco Xavier de Brito, Mestre Aleijadinho, Francisco Vieira Servas, Valentim da Fonseca e Silva, Mestre Ataíde e Padre Jesuíno do Monte Carmelo são destacados pela exposição, mostrando a relevância de suas obras para a cultura barroca e colonial brasileira.

A nova exposição substitui “O que vem de dentro”, presente no museu desde março. A abertura contará com uma visita simbólica guiada pelo curador. O Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa está localizado na Rua David de Oliveira, 420 – Centro, e abre de terça-feira a domingo, das 15h às 21h.