De 5 a 13 de agosto, a Estância Turística de Olímpia será palco para um dos encontros mais significativos da cultura brasileira, o 59º Festival Nacional do Folclore – FEFOL. Este ano, o evento espera superar o público recorde de 160 mil pessoas registrado no ano passado, com a presença de mais de 40 grupos representando todas as regiões brasileiras. Fotos Edinaldo Luppi

O Diário de Olímpia fez um ‘passeio’ na montagem do Vitinho Park e do próprio Recinto do Folclore, faltando quatro dias para a grande abertura.

E também Edinaldo Luppi, da Drone Luppi Photo, a pedido do Diário, fez um outro passeio, desta vez nos ares com a última tecnologia em drone, também nesta terça-feira (1º):

Com o tema “Tradição em Movimento”, o FEFOL 2023 valoriza a história do festival, evidenciando a rica cultura brasileira. A presença de grupos folclóricos tradicionais marca a edição deste ano, que conta com a participação de 45 grupos de danças, manifestações folclóricas e balés folclóricos, representando mais de 15 Estados.

O evento celebra o Jubileu de Açucena e homenageia o Grupo Folclórico Parafusos, de Lagarto, Sergipe, com mais de 125 anos de existência e reconhecido como uma manifestação cultural única no país.

O Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”, nomeado em memória do idealizador do evento, é o local onde as festividades acontecerão. Com entrada gratuita, o festival apresentará uma programação diversificada durante o dia e à noite, com atividades educativas, recreativas, artísticas e culturais.

A Abertura Oficial está programada para o dia 5, às 19h30, com um espetáculo organizado pela secretaria de Educação. O tema da encenação, “Vem ver Sergipe! Tradição em movimento, nosso Brasil Cultural!”, faz referência ao grupo homenageado e dará início aos nove dias de celebração.

Este ano, o festival também será marcado pela parceria inédita com a Fundação Roberto Marinho, com uma exposição temporária que mostrará o trabalho de curadoria e projeto para o novo Museu do Folclore, que terá sua nova sede dentro do Recinto.

O Festival do Folclore de Olímpia é realizado pela Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, com apoio do projeto do Governo do Estado – ProAC, via Grupo Tereos, da Associação Olímpia para Todos, apoio institucional da TV Tem e patrocínio de empresas locais.