A Estância Turística de Olímpia será palco do 59º Festival do Folclore (FEFOL), que acontece de 5 a 13 de agosto. Mais de 40 grupos de todas as regiões do Brasil, incluindo 10 estreantes, se reunirão no Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”.

A cerimônia de abertura acontecerá no dia 5 de agosto, a partir das 19h30, marcada pelo hasteamento das bandeiras e um espetáculo preparado pela rede municipal de Educação. Com mais de 550 participantes, o tema da apresentação será “Vem ver Sergipe! Tradição em movimento, nosso Brasil Cultural!”.

Celebração da Cultura Brasileira

O evento, que celebra sua edição de Jubileu de Açucena, traz o tema “Tradição em Movimento”. O festival promete ser uma confraternização entre o tradicionalismo e os grupos autênticos, mantendo a preservação da rica cultura brasileira.

A programação conta com quase 2 mil integrantes, incluindo dançarinos, músicos e equipe de apoio. No primeiro fim de semana, mais de 20 apresentações folclóricas encantarão o público.

No sábado (5), por volta das 21h30, começa a viagem pelo Brasil e quem já abre a programação é o grupo homenageado da edição, Parafusos, de Lagarto, Sergipe. Na sequência, serão os seus conterrâneos lagartenses, Grupo de Pífanos e Taieiras. As apresentações folclóricas continuam com a Congada Terno de Sainha Irmãos Paiva, de Santo Antônio da Alegria (SP), o Moçambique Mamãe do Rosário, de Catalão (GO), e o tradicional Grupo Folclórico Batalhão de Bacamarteiros, de Carmópolis (SE).

O estreante Grupo EITA de Projeções Folclóricas, de João Pessoa (PB) também traz alegria para o palco do FEFOL na noite de abertura, seguido do Papanguarte Balé Popular, de Bezerros (PE), da Associação Cultural Flor do Campo, de Cuiabá (MT), e dos gaúchos do Grupo Juvenil do Centro de Tradições Gaúcha Aldeia dos Anjos, de Gravataí (RS). Finalizando a noite, se apresentam os nordestinos Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, de Fortaleza (CE), e o Reviver Alagoano, Maceió (AL), que se apresenta pela primeira vez e encerra o sábado.

No domingo (6), as atividades começam logo pela manhã às 10 horas, com a tradicional Missão em Ação de Graças na Igreja Matriz de São João Batista. À noite, a partir das 20 horas, o movimento é no Recinto do Folclore, com apresentações em diversos espaços, como a Passarela do Folclore, com o cortejo dos grupos pelas ruas principais, e também no Espaço Tradição e Movimento, no Pavilhão do Artesanato, ampliando a interação entre grupos e o público.

No Palco Principal, os ritmos vão de norte a sul do Brasil com o Grupo Folclórico Mineiro Pau e Boi Pintadinho, Santo Antônio de Pádua (RJ), a Associação Folclórica Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi, de Guarujá (SP), Terno de Moçambique “São Benedito”, Olímpia (SP), a estreante Folia de Reis Nova Estrela do Oriente, de Miracema (RJ), o Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas Cidade Menina Moça ‘GODAP’, de Olímpia (SP), o também estreante Boi de Mamão do Bairro Educador, de Florianópolis (SC), o Grupo Parafolclórico Frutos da Terra, de Olímpia (SP), a Companhia de Danças Folclóricas Trilhas da Amazônia, Belém (PA), o Centro de Pesquisas Folclóricas Raízes Litorâneas, Xangri-lá (RS), e, finalizando a noite, os também estreantes Grupo de Carimbó Bico de Arara, de São Caetano de Odivelas (PA), e Grupo EITA de Projeções Folclóricas, João Pessoa (PB).

Novo Museu do Folclore

A noite de abertura será marcada também pela inauguração da sede do Novo Museu do Folclore, construído dentro do Recinto. O museu, que recebeu investimento de mais de R$ 1,5 milhão, contará com a parceria da Fundação Roberto Marinho. O projeto visa difundir o conteúdo de forma inovadora e interativa, celebrando o folclore durante todo o ano.

Programação Diversificada

As atividades do festival incluirão apresentações, cortejos pelas ruas principais, e interação entre grupos e público no Espaço Tradição e Movimento, no Pavilhão do Artesanato. A programação também contará com cerca de 10 apresentações de violeiros da região, trazendo o melhor do sertanejo raiz.

No domingo, as atividades começarão com a tradicional Missão em Ação de Graças na Igreja Matriz de São João Batista. A entrada para o FEFOL é gratuita, e haverá transmissão ao vivo do Palco Principal pelos canais oficiais do festival e pelo Diário de Olímpia também.

O Festival do Folclore de Olímpia é uma realização da Prefeitura, com apoio do projeto do Governo do Estado – ProAC, via Grupo Tereos, da Associação Olímpia para Todos e patrocínio de empresas olimpienses. Apoio também do Diário de Olímpia que colabora na divulgação sem custos para o evento.

A programação completa está disponível em Programação FEFOL 2023.