O prefeito da Estância Turística de Olímpia, Fernando Cunha, realizou uma série de reuniões em Brasília, focando no desenvolvimento de projetos culturais e turísticos para a cidade. Entre as autoridades visitadas, destaque para o encontro com a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Um dos principais tópicos discutidos com a ministra foi o Festival Nacional do Folclore (FEFOL), um evento anual que em 2024 celebrará sua 60ª edição. O prefeito apresentou a história do FEFOL e buscou apoio para assegurar recursos federais que contribuam para a qualidade e visibilidade do festival.

A ministra comprometeu-se a viabilizar recursos para sua realização. O festival está programado para ocorrer de 03 a 11 de agosto na Estância Turística de Olímpia, conhecida como a Capital Nacional do Folclore.

Além do FEFOL, a agenda incluiu discussões sobre o novo Museu do Folclore de Olímpia. Inaugurado na abertura do 59º FEFOL, o museu está sendo desenvolvido em parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM). Com uma nova concepção de acervo, o museu visa se tornar uma referência nacional.

Atualmente, a FRM está engajada na captação de recursos para a implantação de uma exposição permanente, utilizando o Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic). A proposta já foi admitida pela coordenadoria responsável e está em processo de aprovação nos trâmites restantes. A ministra assegurou atenção especial à viabilização do projeto, conforme solicitado pelo prefeito.

Outra reunião importante foi com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Neste encontro, o prefeito discutiu projetos estruturantes para o desenvolvimento da cidade. Os encontros contaram com o acompanhamento e apoio de William Zanolli, advogado e membro do PT de Olímpia.