A Estância Turística de Olímpia, reconhecida como Capital Nacional do Folclore, apresentou ao público, no último sábado (05), o prédio do novo Museu do Folclore. A cerimônia ocorreu antes da abertura do 59º Festival do Folclore (FEFOL) e contou com a presença de autoridades, membros da imprensa e convidados. O Diário transmitiu ‘ao vivo’ nas redes sociais a íntegra do evento:

O Museu do Folclore de Olímpia, fundado na década de 70 por José Sant’anna, responsável pela criação do FEFOL, passa agora por uma reestruturação. Originalmente alocado em outros prédios históricos do município, o museu reúne um acervo singular de manifestações folclóricas e memórias dos quase 60 anos de história do festival.

A nova localização, dentro do Recinto do Folclore, tem como objetivo expandir o número de visitantes e estimular pesquisas, além de tornar o folclore um evento presente durante todo o ano na cidade. Aos poucos, o acervo do Museu original, que ainda está aberto ao público, será transferido para este.

O projeto do novo espaço foi executado com recursos do DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, órgão vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, com investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão. A arquiteta responsável pelo projeto é Germana Zanetti, com supervisão e apoio da Secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura de Olímpia.

Além das mudanças físicas, a reformulação do museu também envolveu a parceria com a Fundação Roberto Marinho, resultando em um novo método de apresentação do conteúdo, mais atraente e interativo.

Com a curadoria de Regina Machado e Edilberto Fonseca, e apoio da cenógrafa Renata Pittigliani, o museu propõe uma viagem pelos cinco caminhos: das Festas, da Terra, das Palavras que o vento leva, das Fontes e o caminho de Olímpia.

A cerimônia de entrega contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito Fernando Cunha, o secretário geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria, e o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.

O novo Museu do Folclore está aberto para visitação gratuita todos os dias, das 14h às 22h.