O Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia começou no último fim de semana com um número recorde de mais de 32 mil pessoas no Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna” no dia da abertura, sendo a Comissão Organizadora. O Diário registrou, em ‘lives’, alguns momentos da estreia do Fefol 2023. Fotos Fábio Cross

O primeiro dia do 59º Fefol recebeu um grande número de visitantes para assistir ao Espetáculo de Abertura, produzido pela secretaria municipal de Educação. A apresentação contou com a participação de 550 pessoas, incluindo 300 crianças das escolas municipais, a Escola Estadual Capitão Narciso Bertolino, Colégio Liceu, grupos parafolclóricos e muitos outros.

A apresentação ressaltou a cultura brasileira e, em particular, a de Sergipe. O espetáculo, que durou cerca de uma hora, abordou as manifestações folclóricas do Estado e do grupo homenageado desta edição, os Parafusos, de Lagarto.

Várias autoridades estiveram presentes, incluindo o prefeito Fernando Cunha e o secretário de Estado de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena que veio representando o governador Tarcísio de Freitas. Eles receberam os 20 grupos participantes desta edição do festival que já estão em Olímpia.

Antes, porém, houve a entrega do novo Museu de História e Folclore com exposição temporária patrocinada pela Fundação Roberto Marinho. O Diário registrou ‘ao vivo’:

A abertura oficial do 59º FEFOL foi declarada pelo prefeito Fernando Cunha. Após o discurso, as apresentações no Palco Principal começaram com o grupo Parafusos, seguido por diversos outros grupos de vários estados brasileiros. O Diário também registrou alguns desses momentos ‘ao vivo‘.

No dia seguinte, a programação começou com a Missa dos Violeiros. À noite, mais 11 grupos se apresentaram. Segundo a Comissão Organizadora, cerca de 10 mil pessoas passaram pelo Recinto na segunda noite do evento.

O 59º FEFOL continua até o dia 13 de agosto, com várias atividades gratuitas. A programação completa está disponível no site oficial do evento.

O Festival do Folclore de Olímpia é organizado pela Prefeitura, com o apoio do projeto do Governo do Estado – ProAC, da Associação Olímpia para Todos e patrocínio de empresas locais, inclusive o Diário de Olímpia com divulgação gratuita.