A Estância Turística de Olímpia receberá de 4 a 6 de setembro a 2ª Semana do Orgulho LGBTQIA+, um movimento civil e social para o respeito integral aos direitos dessas pessoas.

Em 2021, a semana foi realizada no formato virtual e obteve mais de 12 mil visualizações nas redes sociais, já para este ano estão previstos encontros presenciais com apresentações de Sarau, Mesa de debates e o Festival do Orgulho com DJs e Performances ao vivo.

O evento, que é organizado pelo Coletivo Diversificadas de Olímpia e criado por Alex Correia, foi também neste ano contemplado pelo programa +Orgulho do Governo de SP entre as 30 cidades que vão representar a pauta da diversidade em 2022 no Estado.

No domingo (4), a abertura ocorrerá a partir das 18h, na Casa da Cultura, com o Sarau de Diversidade, reunindo a Batalha de Lipsync (dublagem), Brechó “Amarelos”, Concurso Fotográfico, Exposição “Pajubás”, exibição do curta-metragem “Tatiana”, Slam (poesia falada) “Nóiz na voz” e a performance especial do Afro Queer.

A Casa da Cultura também será palco na segunda-feira (5) da Mesa de Debates com o tema “Nosso T não é de transparente” com a conselheira estadual Iyá Fernanda de Moraes, Éder Serafim e Márcia Rocha, representantes da OAB/SP, a partir das 18h.

No dia 6 (terça-feira, véspera de feriado), a semana se encerra às 21h no Recinto do Folclore, com o grande espetáculo do Festival do Orgulho e os shows de Reddy Allor, drag queen olimpiense vencedora do Reality Queen Star da HBO Max, DJ Ronaldo Garcia, DJ Mexquita, DJ Bárbara Ananda, DJ Camilli Beauty e as performances das artistas Azinza, Daiana The Gypsy, Vênus, Muriel, Lara Mullers, Coletivo Artre (Vidas), Lana Profunda, Rachel Shineyder e apresentação de Ramona Anitta. A entrada é gratuita e solidária com doação de 1kg de alimento ou 1kg de ração.

O evento conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria municipal de Turismo e Cultura, e dos programas Amigos da Arte, Juntos pela Cultura e +Orgulho SP.