No sábado (27), das 14 às 17 horas, os integrantes da Companhia “Os Bardoso” irão apresentar um workshop de improvisação, inter-relações, entre teatro e a vida, na Casa de Cultura, parceria com Secretaria de Cultura e Projeto de Iniciação Teatral. O workshop é livre, qualquer pessoa pode participar, só precisa se apresentar no dia e hora marcada na casa de cultura.

Os Bardoso apresentam o espetáculo Improvisto – Porque imprevistos acontecem, será no próximo dia 4 de março, uma sexta-feira.

Uma apresentação com muitas risada em cenas criadas na hora, a partir de temas e sugestões da plateia, com total interação entre atores e espectadores.

Ingressos (disponíveis a partir desta quinta, 25):

  • R$ 10 – Meia
  • R$ 20 – Inteira
  • antecipado todos pagam meia

SINOPSE

Os-BardosoO espetáculo não apresenta roteiro e nenhum tipo de texto. As apresentações são feitas pelos atores, que são nomeados como jogadores, exceto um que é nomeado “MC”  (mestre de cerimônia). Os jogadores fazem cenas de teatro improvisadas através de jogos, cujos objetivos e regras base são previamente partilhadas pelo MC ao público. O MC faz a mediação da relação com a plateia, solicitando a sua constante participação ao longo de todo o espetáculo, para que contribuam ativamente, a fim de que os jogos ocorram, interagindo e sugerindo frases, lugares em que se passarão a cena, ou ainda personagens etc.

A interatividade é total, o que permite um espaço para a criação de cenas de teatro hilariantes e pouco convencionais. Diferente do Stand-Up Comedy, que baseia-se em piadas pré-escritas pelo ator (solo), o Improviso permite uma relação direta com a plateia, que assiste, sugere e, inclusive, participa (no palco) das criações das cenas. São histórias totalmente improvisadas e jamais vistas, sendo a própria plateia a “diretora” da peça.

Não há dois espetáculos iguais, pois as encenações são realizadas de forma espontânea, utilizando como base o ambiente e as sugestões do momento. Fora algumas regras pré-estabelecidas dos jogos, tudo dependerá da interação com a plateia e da imaginação, inspiração e improvisação dos atores no palco. Existem inúmeros jogos de improvisação disponíveis, aqueles que são mais conhecidos pelo público e outros não tão vistos ou, até mesmo, criados pela própria Cia., os quais não ficam de fora de um repertório muito agradável.

Em vez de roteiros, textos decorados e marcação de palco, utilizamos simplesmente as sugestões da plateia que inspiram as histórias sendo tudo improvisado, desde falas até encenação. A plateia é solicitada a participar da encenação, sendo o maior objetivo a relação e interação entre plateia e atores, fazendo com que eles se sintam no mundo da imaginação e criação teatral, quebrando qualquer barreira entre o palco e a plateia.

FICHA TÉCNICA

  • Elenco: Alex Neves, Igor de Mello, Lucas Dias e Lucas Paschoal.
  • Tempo de espetáculo: 70 min.
  • Cenário e equipamentos: 4 banquinhos, 4 microfones auriculares, cabo para violão ou teclado.
  • Espaço físico necessário: 4mx4m (mínimo)
  • Estrutura necessária: Mesa de som com 6 entradas, caixas de som e espaço para no mínimo 70 espectadores.
  • Tempo de montagem: 40 min.