A Tereos, empresa líder na produção de açúcar, etanol e bioenergia no Brasil, investiu em dois robôs para eliminar plantas daninhas em estágios iniciais. A solução, chamada Solix Sprayer, da Solinftec, utiliza sensores e inteligência artificial para identificar as espécies invasoras e aplicar os insumos necessários.

Com o investimento, a Tereos visa atingir resultados importantes como redução do percentual de plantas daninhas, aumento do TCH (teor de açúcar) da cana e da vida útil do canavial. Os dois robôs serão utilizados na unidade Cruz Alta e, após o período de testes, a empresa planeja ampliar o projeto para as demais unidades.

A empresa já conta com um sistema de inteligência artificial que detecta anomalias no canavial e, com a inclusão dos robôs, passará a agir de forma mais ágil e precisa, realizando o combate de forma antecipada.

“A Solinftec é parceira de longa data da Tereos e, juntas, damos mais um importante passo na transformação digital no campo. Com a robotização do canavial, promovemos ainda mais a eficiência e produtividade de nossas plantações, além de reforçar nosso pioneirismo em adotar soluções inovadoras que transformam o dia a dia das operações agrícolas”, comenta Carlos Simões, Diretor Agrícola e de Planejamento da Tereos.

“A participação dos clientes sempre foi fundamental durante o desenvolvimento das nossas soluções na Solinftec”, afirma Emerson Crepaldi, Chefe de Operações da Solinftec para América do Sul. “A Tereos tem encarado os desafios e sido pioneira conosco na introdução das nossas tecnologias no mercado e, com o robô Solix em cana-de-açúcar, não poderia ser diferente. Estamos certos de que os benefícios já gerados aos nossos clientes da área de grãos se estenderão também aos de cana, começando pela Tereos. Além dos resultados de alto impacto econômico já mensurados pelo Solix, estamos focados em transformar a agricultura com o potencial da inteligência artificial, produzindo mais alimentos e mitigando efeitos dos desafios climáticos”, conclui.