Planejamento e muito engajamento, essas com certeza são as ferramentas mais importantes para um empreendedor. Ter um bom plano de negócios com um estudo detalhado dos principais aspectos da empresa, principalmente para os investimentos tanto de tempo como de dinheiro.

Para todas as empresas um desenvolvimento de plano de negócios é essencial, mas quando falamos em franchising isso se torna regra, afinal desenvolver adequadamente um planejamento anual direciona as ações de toda a rede.

IMG_9377-OKA Vazoli Franchising, de Olímpia, é uma rede de créditos e financiamentos, elabora anualmente um plano de desenvolvimento para cada área dentro da franqueadora. “Estipulamos metas, buscamos sempre crescer de forma assertiva. Contamos com o auxílio de nossos franqueados para nos apontarem o que estamos acertando e o que podemos melhorar dentro da franquia. Esse planejamento realizado no início de todo ano, dita as ações a serem tomadas”, explicou Eric Vaz de Lima, diretor executivo da Vazoli Franchising.

O empresário sabe da importância de elaborar detalhadamente um planejamento dentro de sua empresa, afinal, quando a pessoa se torna um franqueado ela idealiza novos planos de vida e acredita que aquele será o negócio que irá mudar drasticamente o seu dia a dia. “Cuidamos de cada detalhe dentro da franquia para que nosso franqueado consiga atingir o sucesso com base em seu trabalho. Oferecemos treinamentos constantes, suporte e tudo mais o que ele precisarem para que consiga atingir o sucesso”, explicou o diretor.

Mas Vaz de Lima explica que o franqueado tem que realizar um plano de negócios antes de instalar sua unidade em determinado local. “Ele tem que fazer um estudo sobre as características reais de mercado naquela região, levar em conta a localização, demanda prevista, posicionamento perante a concorrência e comunicação adequada”. Após a realização desse planejamento é possível alinhar as reais condições para que o sonho se torne realidade. “Esse plano é essencial para que o franqueado tenha sucesso em seu negócio com maios segurança”, explicou.

Ao começar a idealizar sua unidade da Vazoli, o franqueado já recebe o suporte oferecido pela equipe de expansão com os itens que não pode faltar no plano de negócio, os seguintes itens estão no Manual de Implantação Vazoli: setor de atuação, ponto comercial, público alvo, análise de mercado e concorrência direta e indireta. “A Vazoli também auxilia em algumas características específicas do empreendimento como: alvará de funcionamento, exigências legais, bombeiro, comunicação visual e posicionamento. A instalação da unidade é uma das fases mais importantes do negócio, onde a menor falha pode afetar o bom funcionamento do negócio”, explicou Kleber Marreto, gerente de expansão Vazoli Franchising.

Outro item importante dentro da Vazoli é a expansão, que também tem seus objetivos bem traçados anualmente. “Nós entendemos que é vital para o contínuo crescimento da rede e fortalecimento da marca admitirmos novos franqueados e em 2015 realizamos várias ações neste sentido. O planejamento de expansão da Vazoli engloba participações em feiras como ABF e Sebrae e eventos realizados pela própria rede voltados a manutenção de suporte e treinamento dos franqueados da rede. Investimentos em mídia televisiva, mídia online entre outras também fazem parte do planejamento estratégico”, finalizou Marreto.

Sobre a Vazoli Franchising:

Fundada em Severínia, no interior de São Paulo, a Vazoli Franchising atua no segmento de serviços financeiros e intermediação de negócios (empréstimos e financiamentos) desde 2008. O diretor e fundador da Vazoli Franchising, Eric Vaz de Lima, atuava como bancário e enxergou no franchising a oportunidade de ter a própria empresa. Em 2011, consolidou a marca com então 10 unidades em funcionamento e Vazoli entrou para o sistema de franchising. Com pouco mais de quatro anos como rede de franquia, a Vazoli possui mais de 90 unidades espalhadas pelas principais cidades do Brasil.