Como já amplamente divulgado, infelizmente, desde a madrugada desta quarta-feira (17), a sede do jornal Folha da Região, em Olímpia, foi alvo de um incêndio nesta quarta-feira (17). No local também funciona o portal IFolha e uma rádio comunitária. Além disso, no piso de cima mora o jornalista José Antônio Arantes, de 62 anos, editor do jornal, que foi surpreendido com as chamas e a fumaça.

A repercussão foi imediata. Se ‘der um Google’, vai descobrir centenas de matérias publicadas em todo o País, e até fora dele. O Jornal Nacional também repercutiu, ocupando importante espaço da TV Globo, com opinião do delegado titular Marcelo Pupo de Paula, e das principais entidades representativas do jornalismo brasileiro. De acordo com Arantes, a suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso. Parte do combustível usado no incêndio foi jogado por baixo da porta do jornal e a outra parte na porta da residência do jornalista. Conforme Arantes, ele foi acordado pelos latidos dos dois cães. Além do jornalista, estavam na casa a esposa e uma neta, de 9 anos. A família conseguiu apagar o fogo sozinhos.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Nota de repudio e alerta da Associação de Jornais do Interior do Estado de São Paulo (AdjoriSP)

    O atentado ao Jornal da Região de Olimpia, da cidade paulista de Olimpia, é um ato terrorista, injustificável como todas as demais ações do gênero, que além dos danos materiais causados, claramente pretende intimidar a imprensa que não se submete a uma visão de mundo totalitária.
    Ao expressar sua solidariedade ao Jornal da Região de Olimpia, a AdjoriSP alerta a sociedade brasileira para a importância da liberdade de expressão como instituição imprescindível à democracia.