Continua crescente o número de casos de golpe na internet, ou também conhecido como estelionato virtual, apesar de campanhas de instituições financeiras e de órgãos de proteção, como o Serasa (veja 10 dicas abaixo). Em Olímpia, a Delegacia de Polícia Civil registrou quinta e sexta-feira, dias 6 e 7, duas ocorrências em que, apesar da criatividade dos criminosos, as vítimas não sofreram baixas em suas contas bancárias exatamente por estarem alertas.

Cada vez mais criativos, os golpistas desenvolvem todo dia métodos para fazer novas vítimas. Geralmente, as técnicas de persuasão giram em torno de que a conta bancária está sob risco e que é necessário passar dados pessoais, senhas etc. E até instalar um aplicativo para mexer remotamente no celular da vítima.

GOLPISTA PEDE INSTALAÇÃO DE APP

É o que aconteceu em Olímpia na quinta-feira (6), fato comunicado no dia seguinte, sexta (7) na Delegacia local. O golpista ligou de um número DDD 17 para uma mulher de 57 anos, do bairro Morada Verde, identificou-se como funcionário do Banco do Brasil, e disse-lhe que a sua conta bancária estaria sendo acessada por indivíduo de prenome Bruno, porém sem sucesso, e que para proteger essa conta a mulher teria que instalar um aplicativo de acesso remoto, AnyDesk, para que o tal funcionário do BB pudesse entrar em seu celular e, assim, fazer as configurações de proteção, após ‘uma limpeza’ no aparelho.

Por sorte, a filha estava acompanhando e notou que, depois da instalação de tal aplicativo, visualização o criminoso, já que, com o acesso remoto, dava para ver as câmeras traseira e dianteira dele ligadas. O golpista havia pedido que, após a instalação do aplicativo, a mulher entrasse no aplicativo do Banco do Brasil.

A desconfiança de ambas se concretizou com a visualização das câmeras ligadas com o aplicativo de acesso remoto, e logo desligaram o aplicativo, removeram rapidamente o aplicativo e foram à agência do BB para tirar um extrato e mudar as senhas, além de ligarem na central cancelando o cartão de crédito. Felizmente nenhum prejuízo financeiro.

EMPRÉSTIMO VIA ‘ZAP’ COM TAXA?

Na tarde de ontem, sexta (7), um segundo golpe tentado de estelionato virtual que, felizmente, também não deu prejuízo à uma mulher de 41 anos, residente no Santa Ifigênia, em Olímpia.

Ela foi à Delegacia de Polícia Civil relatando que recebeu mensagens no celular via WhatsApp, DDD 11, oferecendo-lhe empréstimo pessoal e que, para tanto, teria de enviar os seus documentos pessoais, comprovante de residência e dados da conta bancária atual.

Em um primeiro momento tentador, a vítima cumpriu o que foi pedido pelo interlocutor (golpista), mas quando ele lhe solicitou o depósito de uma ‘taxa’ de R$ 349 para a liberação do empréstimo (valor não informado), desconfiada, a mulher desligou, procurou a sua agência bancária e descobriu que era, de fato, fraude.

Felizmente, a exemplo do caso anterior, não sofreu danos patrimoniais. Porém, ficou preocupada já que tinha passado seus dados pessoais, decidiu, corretamente, registrar a ocorrência em boletim para investigação.

NÃO SEJA A PRÓXIMA VÍTIMA

Fonte: Serasa