O Diário de Olímpia entrevistou na manhã desta terça-feira (13) o candidato a deputado federal Hilário Ruiz, único candidato nascido em Olímpia e que representa, pelo PSB, não somente a Estância Turística mas toda a região sendo o único federal pelo partido. Em sua residência, recebeu o editor Leonardo Concon e o produtor Nilton Frias, respondendo desde a sua biografia, familiar, profissional e de carreira política, quanto temas político-partidários, plataforma de trabalho, sucessão municipal (onde garantiu que, se eleito, não desistirá da Câmara dos Deputados), entre outros temas relevantes para a compreensão do eleitor.

Nascido em Olímpia, mas devido ao pai professor, morou até o início da adolescência em municípios da Comarca. Namorou cinco anos e se casou com Fabiana, tendo dois filhos, João Vitor e Tamires.

Hilário formou-se em Direito com pós-graduação na área do Trabalho. Bancário, e estudante, engajou-se na liderança sindical e estudantil, tendo participado das lutas da UEUO (União dos Estudantes Universitários de Olímpia), principalmente subsídios aos estudantes para cursarem fora da cidade em áreas que aqui não tinham.

Na política, elegeu-se vereador, foi presidente da Câmara Municipal e, depois, partiu para a sucessão municipal, não se elegendo. Do PT, passou pelo PSD (do prefeito Fernando Cunha) e hoje, a convite do presidente local Guto Zanette e de Márcio França, candidato ao senado, está no PSB, ‘dobrando’ com o candidato a estadual Valdomiro Lopes.

“Participei também da reeleição do prefeito Fernando Cunha, ajudando na elaboração do plano de Governo, a gente se aproximou, é propositivo para a cidade”, conta Hilário Ruiz.

Hilário Ruiz em entrevista ao Diário de Olímpia, em sua residência

Sobre a candidatura a deputado federal, após contar como se deu o convite, Hilário assinala que ele é “o único candidato, além de Olímpia, a postular esse cargo, nascido aqui, mas também de toda a região pelo meu partido, por isso estou apostando muito e sendo bem recebido pela campanha, não apenas tecnológica, mas no corpo a corpo com o eleitorado, recebendo proposições, as suas necessidades, tanto locais quando nível macro”.

“Contribuir com a cidade é o mínimo que todo candidato tem que postular, ainda mais no meu caso, que tenho minha vida, minha família aqui, político não é para os fracos, persistimos porque queremos colaborar, contribuir, fazer com que as coisas aconteçam, uma cidade melhor é sempre o objetivo”, acrescenta Hilário.

AS BASES DE SUA CAMPANHA

Hilário conta, em detalhes (assista ao vídeo), a sua plataforma de trabalho, as bases de sua campanha, com objetivos distintos para Olímpia e, também, no parlamento em Brasília. “Em termos de visibilidade, hoje somos um dos principais destinos turísticos do País, por isso tem que ter o olhar no desenvolvimento social, ampliando programas sociais oferecidos tanto pelo Estado quanto pelo governo federal, vamos reforçar as demandas locais e regionais, por exemplo o prefeito Fernando Cunha luta por 400 casas de interesse social, para quem não pode pagar, assim podemos trabalhar em conjunto nessa área”, revela Hilário.

“Também precisamos focar mais nas nossas rodovias, Washington Luís, Faria Lima, Assis Chateaubriand, Armando Sales Oliveira, ainda com terceiras faixas, essa logística regional precisa ser aperfeiçoada”, acrescenta o candidato. E mais: “o Turismo passa pela necessidade de um aeroporto regional, também projeto do Fernando, onde também posso ser um importante interlocutor em Brasília”.

Quanto à sua futura atuação em Brasília, se eleito, Hilário disse que a vocação sindicalista, em defesa do trabalhador, vai falar mais alto: “Essa é a minha formação profissional também, como advogado trabalhista com pós-graduação e especializações em economia. Não acredito que arrochar salários para conter a inflação dê certo, nunca deu, e nem vai dar. Acredito, sim, no ganho salarial para que haja um consumo crescente, real, senão nem o pequeno empresário vai suportar”.

“Uma politica com essa tributação fiscal, de estagnação aos que menos possuem, está equivocada, não deu certo no passado e não está dando certo hoje. Temos que debater a valorização do salário mínimo, onde o aposentado também se beneficia, precisamos de uma política de recuperação do poder de compra”, e Ruiz lamenta: “O cidadão vai no mercado e não sobra mais nem para um churrasquinho”.

Ruiz faz um alerta: “Muitas vezes o empresário, o microempreendedor, se esquece de que ele é também trabalhador, todos somos trabalhadores”.

O candidato a deputado federal, questionado pelo Diário, comenta sobre privatizações e concessões. No caso da autarquia Daemo, de Olímpia, ele defende a concessão tendo a prefeitura como agência reguladora, inclusive de tarifa, investimentos, manutenção do emprego. “A concessão é importante como parceria público-privada, mas com regulação”, adverte.

Por outro lado, ele faz duras críticas ao novo Marco Legal do Saneamento Básico: “Ele engessou em favor da iniciativa privada, engessou o investimento público afirmando que não existe mais recursos públicos para o setor”.

CORPO A CORPO

Não se desfazendo da tecnologia, Hilário Ruiz revela que a sua campanha a deputado federal tem a marca registrada do ‘corpo a corpo’ com o eleitor. “È muito bom sentir a energia do povo, as suas reivindicações, tenho conversado com pessoas de toda a nossa região, sempre trazendo demandas necessárias e até urgentes, espero que eu possa chegar lá para contribuir com a vida delas. Estou sentindo uma espécie de onda crescente com esse corpo a corpo”, disse.

ELEIÇÃO POLARIZADA

Muito se tem dito e escrito que as eleições 2022 estão polarizadas entre dois candidatos, seja na esfera nacional, seja estadual. Hilário enxerga dessa forma: “Essa polarização é uma consequência de opções, as pessoas se identificam com modelos de gestão, é assim nos Estados Unidos, e em diversos países, mas no Brasil tem essa coisa de centro, de direita, de esquerda, extrema direita, extrema esquerda, o que gera a confusão. Temos dois modelos de propostas de gestão, bastante distintas”.

“A minha visão é social, respeito quem tem um olhar mais liberal, mas é preciso ver que o País é extremamente desigual, eu tenho um olhar mais socialista. Veja que 2% dos mais ricos detém 50% do patrimônio, enquanto que, quando você leva para 10% dos mais ricos, eles detém mais de 70% da riqueza do País, é preciso uma ação grande, um governo forte para mudar isso”, comentou Hilário.

DE OLHO NA SUCESSÃO LOCAL?

Há quem diga que Hilário Ruiz esteja de olho na sucessão municipal, ganhando ou não para deputado federal. Ele desmente: “Se ganhar, vou ficar em Brasília os quatro anos”, mas não desiste da luta: “Eu não fujo da discussão, do debate político, sendo chamado vou contribuir, sou uma pessoal extremamente aberta para o diálogo, para as composições necessárias em torno de um projeto para a cidade”.

“Olímpia precisa separar um pouquinho as diferenças, ‘eu sou desse partido’, ‘eu sou daquele partido’, temos de nos unir em torno de um projeto para a cidade, para a região, claro que eu não vou estar de fora desse processo”, acrescenta Hilário.

SAÍDA DE GENINHO PARA VICE FACILITOU

Tem sido dito que a saída do deputado federal Geninho Zuliani (União) para ser vice-governador de Rodrigo Garcia facilitou as candidaturas a federal em Olímpia, especialmente de Hilário Ruiz que ficou sozinho com a desistência de uma candidata. Ele concorda: “Tem situações que acontecem que sopram a favor da gente, de fato sem Geninho na concorrência a federal é um facilitador da campanha”.

“Eu acabei sendo o único federal da cidade e do PSB em toda a região. Se tem alguém que pode olhar com carinho pela cidade é alguém daqui, com vínculos aqui, com compromisso”, assinala.

DOBRADINHA COM VALDOMIRO LOPES

Hilário Ruiz é candidato a federal ‘dobrando’ na campanha com o ex-prefeito e médico Valdomiro Lopes, de Rio Preto, amigo do saudoso médico Nilton Martinez, de Olímpia, inclusive de campanha passada – Valdomiro federal, Martinez estadual, mas não deu certo.

“Essa dobradinha é importante porque Olímpia passou a integrar a Região Metropolitana de São José do Rio Preto e ter Valdomiro Lopes, identificado com a Saúde, tem programas importantes nessa área em Rio Preto, e que ele quer expandir para a região, é muito importante”, comenta Hilário.

Segundo Hilário, “a nossa região tem gargalos de necessidade de investimentos e essa parceria com Valdomiro vai ser, certamente, importante, ele tem uma bagagem muito grande, foi deputado, prefeito, tem trânsito em vários municípios”.

Mas, além de Valdomiro, Hilário revela que tem feito parcerias com outros deputados, e conta até com apoio de Beth Sahão, com a qual já trabalhou; com Tegami, de Barretos; e, ao lado do deputado Marcolino, que é da capital paulista, do meio bancário, integra a seleta bancada de dois postulantes para representar 100 mil bancários em todo o Estado. Nesta quarta-feira (14), ele vai se encontrar com cerca de 60 diretores do Sindicato dos Bancários de Rio Preto: “São boas relações que tem que ser mantidas”, disse.

MENSAGEM AO ELEITOR

Finalmente, a pedido do Diário, deixa uma mensagem final destinada ao leitor e, claro, ao eleitor: “Estarão sendo eleitos 70 deputados federais por São Paulo e nós temos uma grande chance de colocar alguém lá, que tem história de vida pessoal e política ilibada, alguém que já contribuiu para a cidade, para a região e que tem muita vontade de poder representar com dignidade e força, com coragem, determinação, satisfazendo na medida do possível os anseios da população, com independência, representando o interesse coletivo. Eu não vou decepcionar ninguém”.

Não assistiu à íntegra da entrevista, veja: